Filme: Cova Rasa (1994) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, julho 18, 2019

Filme: Cova Rasa (1994)


"Shallow Grave" é uma pérola cinematográfica que veio lá da Escócia. Ao ler a sinopse, gostei do que li, só não imaginava que este filme dirigido pelo cineasta escocês Danny Boyle iria me impressionar tanto. O que vi aqui foi humor negro preciso sobre o lado mais obscuro do ser humano, que se manifesta quando o dinheiro fala mais alto que o caráter.

Lançado em 1994, o filme fala sobre amizade, lealdade e ganância. Na trama, conhecemos três amigos inseparáveis que buscam por mais alguém para dividir o flat onde vivem em Edimburgo, Escócia. A médica Juliet (Kerry Fox), o jornalista Alex (Ewan McGregor) e o contador David (Christopher Eccleston), se divertem aterrorizando os candidatos à inquilino.
Filme: Cova Rasa (1994)
As brincadeiras (assustadores) tinham como objetivo encontrar alguém que tenha humor e preferências parecidos com os deles. O escolhido é Hugo (Keith Allen). No entanto, o trio acaba encontrando o novo inquilino morto no quarto, além de descobrirem que Hugo morreu por overdose de drogas, os amigos também encontram uma mala cheia de dinheiro.

A tentação de ficar com o dinheiro fala mais alto, afinal, Hugo estava no apartamento há apenas um dia, e não teve tempo de avisar a ninguém sobre a nova moradia. Porém, havia um problema: como se livrar do corpo. Juliet se coloca à disposição para incinerar o corpo do morto no hospital onde trabalha. Mas surge outro problema: como transportar o corpo. E nesse momento, os três amigos percebem que terão que desmembrar o cadáver.
Filme: Cova Rasa (1994)
Então eles tem a ideia de tirar a sorte para ver quem vai fazer o trabalho obscuro. O ganhador ainda terá que levar os pedaços do corpo até o hospital e enterrar o restante. Após concretizarem a tarefa, os trio decide gastar o dinheiro. No entanto, não demora muito para eles perceberem que o dinheiro solucionou alguns problemas, mas acarretou outros bem maiores, e piores.
Filme: Cova Rasa (1994)
Surgem ameaças externas, como por exemplo: detetives e bandidos. Mas a pior ameaça está dentro do apartamento. A desconfiança que nasce entre eles abala a amizade que parecia indestrutível. E vamos acompanhando o começo do fim dessa relação devido a transformação que a tentação pelo dinheiro ocasiona nos personagens e, ao mesmo tempo, essa transformação dos personagens vai nos dando subsídios para pensar a própria natureza humana. 
Filme: Cova Rasa (1994)
A montagem frenética de "Cova Rasa" é uma característica do cineasta Danny Boyle, temos aqui diversas cenas conceituais que ajudaram a construir um efeito quase onírico, que causa horror e questionamentos. Afinal, o dinheiro faz parte da nossa vida, necessitamos dele para sobreviver neste mundo, mas ele só é bem-vindo quando chega de forma honesta, caso contrário, despertará tudo de mais abominável que existe dentro do ser humano.

"Cova Rasa" é um filme para ver e rever, um clássico cult que a primeira vista parece bizarro, mas ao analisá-lo mais profundamente, percebemos uma obra reflexiva sobre a natureza do ser humano.
Filme: Cova Rasa (1994)


TENSO; GENIAL; INQUIETANTE

Duração: 89 minutos
Categorias: Thriller, Policial, Comédia, Cult
Classificação: 18 anos