Filme: Capitão Fantástico (2016) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, julho 01, 2019

Filme: Capitão Fantástico (2016)

Genial, maravilhoso, utópico, e claro, delicioso de assistir. "Captain Fantastic" é um filme recheado de nuances que falam sobre o amor e o respeito ao próximo e a natureza. A crítica social ao sistema é excelente, o filme mostra claramente que vivemos numa sociedade tóxica, com valores distorcidos, onde o errado virou certo e o respeito às pessoas está entrando em extinção. 


Escrito e dirigido por Matt Ross, o filme rapidamente me conquistou e irá te conquistar também. O estilo de vida da família pode causar estranhamento em alguns espectadores, pois eles vivem isolados da sociedade, algo pouco comum no nosso mundo 'civilizado'. Mas, a medida que a trama avança, é inevitável não sentir empatia pelos personagens, são todos fantásticos. 

Lançado em 2016, "Captain Fantastic" é um dos melhores filmes indies dos últimos anos, bem provável que entre para a lista dos melhores filmes indies de todos os tempos, será uma menção merecida, por o filme é um espetáculo do início ao fim. Estreou no Festival de Cinema de Sundance e recebeu indicação ao Oscar na Categoria de Melhor Ator.

Na trama, acompanhamos o dia a dia de Bem (Viggo Mortensen) e sua família. Eles vivem numa floresta totalmente isolados do mundo moderno. A família sobrevive do que a natureza provém e a educação das crianças é baseada na família e nos livros.

Suas atividades secundárias passam por discussões sobre a teoria quântica, e o maior evento do ano é o aniversário de Noam Chomsky, que moldou a visão de mundo do pai.

Após receber um comunicado sobre o falecimento de sua esposa, Ben e as crianças partem para o Novo México para a despedida. Durante a viagem da família vamos acompanhando o choque cultural, isso gera algumas cenas hilárias e outras tantas reflexivas.

Ao chegarem no velório, Ben não é bem recebido pela família de sua esposa. No entanto, o desejo de realizar o último desejo da esposa e mãe, une ainda mais essa família encantadora.

Como podemos perceber, a premissa do filme é bem simplória, mas a sinopse engana, pois "Capitão Fantástico" é um filme grandioso. Inicia despretensioso e, já no primeiro minuto estamos completamente envolvidos na trama. Emociona e diverte, causa risos e lágrimas ao mesmo tempo e ainda provoca diversas reflexões sobre o sistema que vivemos. Consigo compreender perfeitamente a ideologia do personagem Ben, sou adepta da vida alternativa. Não sou tão radical como o personagem, mas busco levar uma vida simples, evitando ao máximo os supérfluos. 

Gostei do filme como um todo, mas um dos pontos que mais chamou minha atenção foi a maneira como Ben educa seus filhos. Para ele, as verdades devem ser ensinadas e não transformadas em tabus. Ben é um pai idealista. Seus filhos são todos muito inteligentes, sábios na verdade.  "Capitão Fantástico" apresenta uma realidade paralela que poderia se tornar uma realidade de vida. Afinal, viver bem e em contato com a natureza é o sonhos de muitos, infelizmente poucos conseguem realizar esse objetivo.

"Capitão Fantástico" é um belo filme que se torna inesquecível. O roteiro é envolvente, direção e atuações excelentes, figurinos perfeitos e uma fotografia paradisíaca. Tem humor delicioso de assistir, instiga reflexões sobre a vida moderna e ainda emociona em diversos momentos. No entanto, a cena mais memorável é aquele momento derradeiro quando a família canta "Sweet Child O' Mine", foi de arrepiar e ainda me emociono quando lembro.

Filme: Capitão Fantástico (2016)
"Capitão Fantástico" é um filme altamente recomendável. Não irá mudar conceitos, mas vai encorajar quem busca viver de maneira diferente. Seja o seu próprio Capitão Fantástico, sonhe, ouse, quebre barreiras e viva fantasticamente.

"Nossas ações nos definem não nossas palavras."

GENIAL; ADORÁVEL; INSPIRADOR; DIVERTIDO

Duração: 118 minutos

Categorias: Comédia, Drama

Classificação: 12 anos