Filme: O Barco: Inferno no Mar (1981) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, julho 01, 2019

Filme: O Barco: Inferno no Mar (1981)

"Das Boot" é um drama de guerra lançado em 1981, tendo como diretor o alemão Wolfgang Petersen, que também assina o roteiro baseado no livro homônimo escrito por Lothar-Günther Buchheim. Recebeu indicação ao Oscar nas categorias de Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

1942. Auge da Segunda Guerra Mundial. A jovem tripulação do submarino U-96 parte para o mar em uma missão secreta, quase fadada a não voltar com vida.

Durante a Batalha do Atlântico, sob o comando do capitão Henrich Lehmann-Willenbrock (Jürgen Prochnow), os recrutas inexperientes vivem um verdadeiro inferno claustrofóbico afundando navios inimigos e resistindo aos ataques constantes.

"O Barco: Inferno no Mar" é um excelente filme alemão, o roteiro muito bem trabalhado não denuncia ou combate ideologias, fala sobre ética profissional, amizade e companheirismo. O filme retrata um acontecimento real, os 43 marujos existiram, isso torna a experiência de assisti-lo ainda mais claustrofóbica. Os estreitos corredores do submarino causam sensação de asfixia no espectador. É agoniante do inicio ao fim.

O diretor narra a missão militar inteira, do embarque ao retorno, cada situação é mostrada nos mínimos detalhes  ao espectador. Não se preocupe se ao assistir o filme se ver torcendo pelos alemães, eu também torci por eles. O foco deste filme não são as ideologias da guerra, e sim mostrar que vidas humanas são ceifadas por causa dos devaneios de um lunático.

Hitler, em sua total loucura, obrigou 40.000 marinheiros alemães servirem à marinha alemã durante a Segunda Guerra Mundial e 30.000 não retornaram. "O Barco: Inferno no Mar" mostra como são todas as guerras, enquanto muitos arriscam a vida nas batalhas, uns poucos dão as ordens e assistem de camarote o cumprimento de suas vontades particulares. É uma obra-prima do cineasta Wolfgang Petersen que merece ser assistida.

Filme: O Barco: Inferno no Mar (1981)
CLAUSTROFÓBICO; AGONIANTE


Duração: 149 minutos

Categorias: Drama, Guerra, Aventura, Thriller, Clássico

Classificação: 14 anos