Filme: Sherlock Jr. (1924) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, junho 27, 2019

Filme: Sherlock Jr. (1924)

"Sherlock Jr." é um média-metragem (classificação de filmes acima de 40 minutos que vão até 60 minutos de duração), e foi produzido pela Buster Keaton Productions, estúdio criado por Joseph M. Schenck, amigo de Buster Keaton.

O filme tem 44 minutos de duração e encanta pela riqueza dos detalhes, argumentos, conceitos e recursos técnicos, nomeadamente a partir daquilo que se pode chamar o seu segundo ato, o sonho. A direção foi de Buster Keaton e o lançamento aconteceu em 1924. Foi eleito pela American Film Institute como uma das 100 melhores comédias de todos os tempos, ocupando a 62ª posição.

Aqui conhecemos um projecionista de cinema (Buster Keaton) que sonha em se tornar um grande detetive. A sua chance aparece quando ele está na casa da sua noiva (Kathryn McGuire) e um relógio é roubado pelo seu rival (Ward Crane). No entanto, seu rival consegue fazer com que o projecionista seja visto como culpado aos olhos de todos, principalmente pela moça.

Após algum tempo, no seu cinema, o projecionista adormece durante uma projeção, e sonha que entra no filme, onde é um famoso detetive que tem a missão de desvendar um caso onde os protagonistas são as pessoas da sua vida.

Esse sonho é como se fosse uma segunda oportunidade para ele provar a sua inocência, redimindo-se aos olhos da noiva e livrando-se do seu rival.

"Sherlock Jr" começa discretamente mostrando o desejo de um simples projecionista que quer se tornar um detetive. Porém, o filme evolui rapidamente e o ganha uma outra dimensão, com toques de surrealismo, em que vemos os cenários mudar caoticamente, com consequências desastrosas para o projecionista.

As sequências das cenas são incríveis, cada situação é única e emblemática, quase sempre com recurso à sua famosa destreza física, ajudando a compor uma história viva, criativa e sempre empolgante. Buster Keaton merece ser considerado um dos maiores artistas cômicos de todos os tempos, além de seu excelente domínio de tela cômico, sua direção é uma das mais bem feitas da época.  

As cenas da perseguição de moto são inacreditáveis, principalmente porque Keaton não usava dublês. "Sherlock Jr." é uma comédia sensacional que recomendo para todos.

"Há um antigo provérbio que diz: Não tente fazer duas coisas ao mesmo tempo e esperar equidade para ambas."

Duração: 44 minutos
Categorias: Comédia, Fantasia, Família, Domínio Público
Classificação: Livre
Filme: Sherlock Jr. (1924)
ADORÁVEL; DIVERTIDO