As Branquelas (2004): uma comédia pastelão - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, junho 27, 2019

As Branquelas (2004): uma comédia pastelão

As Branquelas é um bom filme de comédia do diretor Keenen Ivory Wayans. O roteiro de Keenen Ivory Wayans, Shawn Wayans, Marlon Wayans, Andrew McElfresh, Michael Anthony Snowden e Xavier Cook é cheio de piadas bobas, mas eficientes.

As Branquelas
Marlon Wayanse Shawn Wayans em cena no filme "As Branquelas"

Sinopse - O filme conta a história de Marcus Copeland (Marlon Wayans) e Kevin Copeland (Shawn Wayans), dois agentes do FBI que estão sujeitos a perder seus empregos por causa de uma investigação mal sucedida. A rotina dos dois policiais é realizar investigações que sempre se transformam em comédia, eles nunca conseguem solucionar um caso sem ocasionar vários desastres. 

Após mais uma missão desastrada, eles são designados a escoltar as irmãs socialites Brittany (Maitland Ward) e Tiffany Wilson (Anne Dudek), mas não demora muito pra acontecer algo. Um pequeno acidente deixa as irmãs feridas e elas desistem de ir a um evento badalado. As irmãs são protegidas do FBI, pois estão na mira de uma quadrilha de sequestradores, e sem outra alternativa, os rapazes são obrigados a criar um disfarce, eles se vestem igual as irmãs Wilson e vão à festa. 

O disfarce fica tão convincente que os dois acabam passando por diversas situações constrangedoras, como por exemplo: serem paquerados por homens que pensam que os policiais são as irmãs Wilson, sem contar no desconforto de usar roupas femininas, entre outras situações hilárias.

A participação das três melhores amigas de Brittany e Tiffany acaba contribuindo para criar um desastre atrás de outro. Porém, graças ao disfarce, os agentes conseguem coletar informações relevantes sobre o caso, só que nesse meio período de tempo, o chefe deles descobre o disfarce e os demite, sem sequer ouvir qualquer explicação dos policiais.

No entanto, os agentes não vão desistir facilmente da missão, ele voltam a usar o disfarce e vão em um evento onde coisas absurdas acontece. Os policiais pretendem resolver o caso da maneira que julgam ser a correta, mas só conseguem arrumar mais confusões.

Diversão garantida

As Branquelas é uma comédia pastelão recheada de humor grosseiro e piadas exageradas. A história é boba, mas eficaz no seu propósito que é arrancar gargalhadas do público. O seu conteúdo pode parecer ofensivo à primeira vista, mas se for olhado com calma percebe-se que não é um filme sobre diferenças em negros e brancos, e sim sobre homens sentindo na pele as dificuldades que as mulheres enfrentam todos os dias.

Não é um filme para ser levado a sério. Alguns dizem que As Branquelas é puro besteirol, concordo em partes, mas se o filme me faz rir (e muito) é sinal que cumpriu o seu papel. 

Ficha Técnica

Título original: White Chicks
Duração: 109 minutos
Gênero: Comédia, Policial
Classificação etária: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2004