O Tempero da Vida (2003): entre sabores e memórias - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, junho 28, 2019

O Tempero da Vida (2003): entre sabores e memórias

O Tempero da Vida é uma comédia dramática que se passa entre temperos, aromas e sabores. Foi escrito e dirigido por Tassos Boulmetis, de Notias (2016).

O Tempero da Vida
Georges Corraface e Gözde Akyildiz em cena no filme "O Tempero da Vida"

Sinopse - Conta a história de Fanis (Georges Corraface) e seu avô Vassilis (Tassos Bandis). Ambos viviam felizes em Istambul, até que uma guerra entre os dois países acabou por dividi-los. Antes do confronto, o pequeno Fanis (Markos Osse) recebeu valiosas lições que foram sua bagagem nessa jornada chamada vida. O garoto sonhava em ser um Astrônomo. Com seu avô desenvolveu outro talento nato: o da Gastronomia.

Seu avô lhe mostra a sutileza de cada tempero. A medida exata que agrada o paladar. Que dá vida ao prato e desperta o desejo nas pessoas. Dessa forma, seu avô foi mostrando que seus dois dons estavam em harmonia: G(A)stronomia.

A guerra começa e por seu seu pai ter nascido na Grécia, a família é obrigada a deixar Istambul. Seu avô ficou para trás. A partir dali o contato era somente por cartas. Fanis até tentou voltar, mas os militares o impediram. E, talvez algum dia, neto e avô voltariam a se reencontrar... Ao partir para Atenas, Fanis também deixou para trás Saime (Gözde Akyildiz), um amor de infância que vem a se tornar a grande paixão platônica de sua vida.

Um cardápio poético  

Ao assistir  me deparei com um filme simples e refinado ao mesmo tempo, que esbanja sensibilidade e paisagens encantadoras da linda Constantinopla, atual Istambul. Os diálogos são fascinantes, repletos de frases marcantes que instigam a nossa imaginação sobre quais seriam os 'temperos da vida'. É um filme de rara beleza. Há momentos alegres, outros tristes, ambos tem os temperos certos e o espectador vai encontrando as medidas certas para temperar sua própria vida.

Através deste filme percebi que a alquimia das especiarias é um mistério tão volátil quanto o Universo. Lidar com temperos, assim como com pessoas, exige muita sabedoria. É preciso cuidado, qualquer erro nas medidas pode destruir um prato ou uma vida. O segredo para uma simples receita se transformar em uma iguaria está na utilização dos temperos corretos. O segredo para transformar a vida numa jornada deliciosa de se viver está no equilíbrio dos sentimentos. 

Resumo O Tempero da Vida como um filme sobre amor, sobre nostalgia e principalmente, sobre saudade.

Ficha técnica

Título original: Πολίτικη Κουζίνα
Duração: 108 minutos
Gênero: Drama, Comédia
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Grécia, Turquia, França
Ano de lançamento: 2003