sexta-feira, junho 28, 2019
Filme: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)
"Birdman: The Unexpected Virtue of Ignorance" é um filme diferente, sarcástico, ousado, desafiador e original. O diretor Alejandro González Iñárritu planejou este longa como se fosse uma única sequência na maior parte do tempo na tela, isso é um dos pontos positivos do filme, bem diferente dos outros trabalhos que são fragmentados. Lançado em 2014, o filme foi escrito por Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. e Armando Bó.
Venceu o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia. Também recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
Regado de insanidade, loucuras e distúrbios psicológicos, a trama nos apresenta os acontecimentos dos bastidores de um filme, é o cinema falando sobre o cinema. A história gira em torno de Riggan Thompson (Michael Keaton), um artista que fez muito sucesso no passado interpretando Birdman - O Homem-Pássaro; um super-herói idolatrado pelos fãs.
Atualmente, ele encontra-se em decadência e busca uma última chance de voltar à nata da indústria cinematográfica. E, às vésperas de estrear uma peça de teatro, Riggan começa a ter problemas com o elenco e com sua filha Sam (Emma Stone), além de estar preocupado com a opinião da crítica e do público.
"Birdman - A Inesperada Virtude da Ignorância" faz referências à história do cinema e contém inúmeras citações de celebridades que funcionam muito bem como piadas internas, além de dar mais verossimilhança à história do famoso super-herói. Riggan vive à sombra do personagem que viveu a mais de vinte anos, mostrando que a realidade, muitas vezes, se mistura com a arte. O ritmo rápido com diálogos inteligentes impedem que o filme se torne cansativo.
Na minha visão de espectadora dos bons filmes "Birdman - A Inesperada Virtude da Ignorância" é daqueles filmes que devemos assistir pelo menos duas vezes para ter uma opinião concreta. Por ser uma obra diferente de tudo que já havia visto, eu apreciei o que vi e entendi o conceito, seu principal objetivo é mostrar os acontecimentos da vida dos artistas por trás das câmeras, seus problemas, dilemas e loucuras.
DIVERTIDO; CRIATIVO; INUSITADO