À Espera de Um Milagre (1999): um conto profundamente emocional - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, junho 08, 2019

À Espera de Um Milagre (1999): um conto profundamente emocional

À Espera de Um Milagre é um drama policial inspirado no romance homônimo escrito por Stephen King e publicado em 1996. Foi escrito e dirigido por Frank Darabont, de O Nevoeiro (2007) e Um Sonho de Liberdade (1994). É uma das raras histórias de King onde a narrativa central não está no horror, mas no drama. 

À Espera de Um Milagre
Tom Hanks e Michael Clarke Duncan em cena no filme "À Espera de Um Milagre"

Sinopse - A trama apresenta um senhor de bastante idade, Paul (Dabbs Greer), que vive em um asilo e revela sua impressionante história de vida para um simpática senhora que também reside no local. A mais incrível história que alguém poderia contar, ou melhor, viver.

E um salto no tempo acontece, voltamos para o ano de 1935, ano tenso devido a pré-guerra e os resquícios da grande recessão de 1929. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é chefe de guarda da prisão, ele trabalha no corredor da morte na Penitenciária de Cold Mountain. Muito respeitado pelos colegas, pois preza a tranquilidade nesse setor, sempre diz que todos os prisioneiros receberão o castigo merecido, porque então importuná-los?

No entanto, Paul sofre um sério problema de saúde que começa a afetar a sua relação conjugal. Além do mais, o novo guarda ,Percy Wetmore (Doung Hutchison), é extremamente arrogante e passa a colocar o emprego de Paul em risco.

Na penitenciária encontram-se presos Wild Bill (Sam Rockwell), um homem muito mal e o gigante John Coffey (Michael Clarke Duncan), um brutamontes fisicamente, mas com a mente de menino bondoso. Havia outros prisioneiros também: o índio Arlen Bitterbuck (Grahan Greene) e o francês Eduard Delacroix (Michael Jeter) com seu o ratinho chamado Dr. Jingles.

Certo dia, Paul começa a observar Coffey e percebe a grandeza de alma daquele gigante. Aos poucos vai nascendo uma bela amizade entre os dois, sendo um dos momentos mais envolventes da história. Coffey revela ao amigo seus poderes sobrenaturais e diz que está cansado demais para suportar a crueldade deste mundo.

 Adaptação fiel ao livro

No corredor da morte testemunhamos mortes, milagres e entramos em contato com fatos que desafiam a compreensão, a ciência e tudo aquilo que sabíamos sobre certo ou errado. O filme é relatado em flashback em uma narrativa quase linear, o roteiro e os personagens são simples, mas é aí que está todo o encantamento desta obra, a sua simplicidade.

A Espera de Um Milagre é uma obra única, inspiradora e cercada de bondade contagiante, que nos conduz por caminhos magníficos e incompreensíveis da mente humana. Na trama, nada é forçado e as lágrimas nascem naturalmente. São três horas de uma obra autêntica e sensível. É impossível segurar a emoção.

O filme vai se desenrolando lentamente, mas ao invés do espectador ficar entediado, acaba envolvido na trama sentindo-se íntimo dos personagens. Quem ainda não assistiu é melhor se preparar para uma avalanche de emoções, a maioria vindas da simplicidade e bondade de Coffey. Também há momentos cruéis, pois trata-se de um corredor da morte com execuções chocantes. Não sei se Stephen King se inspirou na história real de George Stinney Jr., mas tem bastante semelhança, infelizmente, o desfecho também.

Resumo À Espera de Um Milagre como um filme sobre compaixão, amor e lealdade. É um clássico absoluto dos anos 90 que ganha mais relevância a cada ano que passa. Um filme perfeito em todos os sentidos.

"Saber esperar é uma virtude. Aceitar sem questionar, que cada coisa tem um tempo certo para acontecer... É ter fé."

Ficha técnica

Título original: The Green Mile
Duração: 189 minutos
Gênero: Drama, Mistério, Policial, Fantasia, Clássico
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1999