Filme: Tropa de Elite (2007) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 29, 2019

Filme: Tropa de Elite (2007)

"Tropa de Elite" é um filme nacional, do gênero policial, sendo dirigido por José Padilha, que também escreveu o roteiro juntamente com Braulio Mantovani e Rodrigo Pimentel. O lançamento aconteceu em 2007.

A trama acontece na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, e mostra com profunda precisão a realidade da polícia carioca. Conhecemos a história do Capitão Nascimento (Wagner Moura), membro do eficiente BOPE, esquadrão que entra em ação quando a PM não é suficiente para controlar o caos generalizado na cidade. Ele é selecionado para participar da operação que combate as drogas no morro do Turano, pouco antes da visita do Papa, que pretende dormir perto do local.

No entanto, ele vive um conflito familiar, pois sua esposa, Rosane (Maria Ribeiro), pressiona o marido para achar um substituto, visto que ela está grávida e as missões do Capitão são sempre de alto risco. Pressionado, sente os efeitos do estresse. Nesse clima tenso, ele é chamado para mais uma emergência em um dos morros cariocas.

E em meio a um tiroteio em um baile funk, Nascimento e sua equipe têm que resgatar dois aspirantes a oficiais da PM: Neto Gouveia (Caio Junqueira) e André Mathias (André Ramiro).  Ansiosos para entrar em ação e impressionados com a eficiência de seus salvadores, os dois se candidatam ao curso de formação da Tropa de Elite. Eles se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, mas se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

Realidade que choca 


"Tropa de Elite" desenrola com calma, explicando cada fato. Começa em um dos clímax, voltando no tempo e, quando retorna ao ponto em que parou, vemos que aquilo era apenas um aperitivo do que viria pela frente, dividindo o filme em duas partes distintas.

O diretor José Padilha foi corajoso ao mexer em várias feridas da nossa sociedade. Seja dos treinamentos desumanos dentro das corporações policiais, seja da burguesia que movimenta praticamente todo o tráfico ou da luta contra as drogas que na maioria das vezes recai sobre os mais pobres. "Tropa de Elite" mostra uma realidade bem brasileira, da sociedade como um todo que não é vítima, e sim, um agente de sua própria realidade e que prefere ignorar esse fato.

"Tropa de Elite" é um dos maiores ícones da cultura pop brasileira no século XXI. É um dos filmes nacionais mais vistos no país e é inegável a grandiosidade da obra, a qualidade é excelente e o enredo consegue prender a atenção já nos primeiros minutos, sendo altamente realista, desde o roteiro (baseado em fatos reais), passando pelos cenários, figurinos e atuações. É o cinema brasileiro mostrando que tem potencial de produzir grandes obras cinematográficas. 

Duração: 115 minutos
Gênero: Ação, Drama, Policial, Nacional
Classificação: 16 anos
Tropa de Elite (2007)
TENSO; INQUIETANTE; REALISTA; VISCERAL