O Solar Maldito (1960): uma história de arrepiar - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, maio 28, 2019

O Solar Maldito (1960): uma história de arrepiar

O Solar Maldito foi o primeiro de muitos filmes da parceria entre o diretor Roger Corman e o ator Vincent Price nas adaptações das obras do escritor americano Edgar Allan Poe para as telas de cinema. O roteiro foi escrito por Richard Matheson que adapta o conto The Fall of House of Usher, publicado em 1839.

O Solar Maldito
Mark Damon e Myrna Fahey em cena no filme "O Solar Maldito"

Sinopse - A trama inicia quando o jovem Philip Winthrop (Mark Damon), que está apaixonado por Madeline Usher (Myrna Fahey), e vai atrás de sua amada que encontra-se morando na lúgubre mansão da família, numa região inóspita, com o misterioso irmão Roderick (Vincent Price).

O rapaz tem a intenção de levá-la para se casarem, mas é mal recebido por Roderick, que insiste para que Philip vá embora, alegando que sua irmã e ele próprio sofrem de uma terrível maldição familiar que os levará à morte em breve. Para piorar ainda mais a situação, o casarão é envolto numa névoa sinistra, rodeada de um lago profundo de águas fétidas e cercada de árvores mortas e fantasmagóricas.

A família Usher também carrega consigo uma maldade secular, 'sangue contaminado pelo mal' como Roderick explica, pois os seus ancestrais eram piratas, assassinos, ladrões, prostitutas, falsários e toda sorte imaginável de malfeitores. Todavia, o rapaz não se convence que Madeline esteja doente e não dá credibilidade as palavras de Roderick, insistindo em levá-la da casa.

Philip tenta arrancar sua amada da mansão, mas a moça acaba falecendo antes deles fugirem do local. Na realidade Madeline sofre uma catalepsia e acaba sendo enterrada viva, e a partir desse momento, dá-se início à ruína total da família Usher.

Excelente adaptação de Edgar A. Poe

O Solar Maldito é uma ótima adaptação do conto de Edgar A. Poe. A cenografia de época é encantadora e horripilante ao mesmo tempo e a utilização do Technicolor para dar vivacidade às cenas com apelo teatral deixam o filme gótico e sinistro. Ao meu ver, adaptações de Poe ficam ainda mais assustadoras com o uso das cores vibrantes, graças ao cineasta Roger Corman.

Difícil assistir o filme sem sentir calafrios. Um clima macabro ronda a mansão que encontra-se em ruínas, cada trovão abre novas fendas e nos deixa temerosos. Porém, o grande destaque deste filme é Vincent Price, ele, na pele do perturbado Roderick, é soberano. O primogênito dos Usher desperta em nós um misto de compaixão e pavor. O Solar Maldito é um clássico do cinema do horror B que vale a pena ser assistido.

Ficha técnica

Título original: House of Usher
Duração: 79 minutos
Gênero: Terror, Clássico
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1960