Filme: Silêncio nas Trevas (1945) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, maio 09, 2019

Filme: Silêncio nas Trevas (1945)

"The Spiral Staircase" é um filme de suspense psicológico lançado em 1945. Dirigido por Robert Siodmak, este filme é uma adaptação do romance britânico de Ethel Lina White , Some Must Watch de 1933, do roteirista Mel Dinelli. Recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
Filme: Silêncio nas Trevas (1945)
A trama se passa em 1906, numa pequena aldeia em Vermont, e acompanha Helen (Dorothy McGuire), uma jovem muda que trabalha como acompanhante para a Sra. Warren (Ethel Barrymore). Neste vilarejo anda acontecendo uma série de crimes brutais, deixando os moradores amedrontados, principalmente Helen, pois todas as mulheres mortas tinham algum tipo de deficiência física.
Filme: Silêncio nas Trevas (1945)
Na mansão dos Warren também residem Albert (George Brent), enteado da proprietária; seu filho, Steven (Gordon Oliver); e uma equipe de funcionários: a Sra. Oates (Elsa Lancheste), seu marido, Sr. Oates (Rhys Williams), Blanche (Rhonda Fleming) e a enfermeira Barker (Sara Allgood). Helen sente-se segura na casa, porém, uma figura encapuzada a observa da floresta enquanto sobe as escadas.
Filme: Silêncio nas Trevas (1945)
Um policial (James Bell) que está de passagem diz a Albert para vigiar Helen, pois a mesma corre perigo. Enquanto isso, o Dr. Parry (Kent Smith) é chamado às pressas para examinar a Sra. Warren, enquanto é examinada, a idosa pede ao médico que leve Helen consigo para tratar do trauma que desencadeou sua mudez. A jovem concorda em acompanhá-lo. Porém, um assassinato ocorre na mansão...
Filme: Silêncio nas Trevas (1945)
"Silêncio nas Trevas" é um pequeno clássico de suspense, recheado de mistérios e com altas doses de tensão, que pode ser considerado o precursor de algumas ideias que viriam a ser usadas nos giallos italianos e nos slashers hollywoodianos. A história se desenvolve ao longo de uma única noite e ocorre praticamente toda dentro de um casarão com escadas em espiral, rondado por um assassino misterioso que usa luvas de couro, envolto por uma tempestade repleta de clarões. 
Filme: Silêncio nas Trevas (1945)
Com uma fotografia deslumbrante no estilo noir, "Silêncio nas Trevas" é um ótimo filme que usa o recurso narrativo whodonit com precisão, mantendo a atenção do espectador nas pistas deixadas pelo assassino. Não chega a ser uma obra-prima, mas é um filme bem feito que merece ser redescoberto pelos fãs de suspense.
Filme: Silêncio nas Trevas (1945)

TENSO; AFLITIVO

Duração: 83 minutos
Categorias: Suspense, Mistério, Drama, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos