Filme: Aniquilação (2018) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 08, 2019

Filme: Aniquilação (2018)

"Annihilation" é um filme de ficção cientifica do cineasta e roteirista Alex Garland, mesmo diretor de "Ex-Machina: Instinto Artificial". O roteiro é baseado no primeiro livro da trilogia "Southern Reach", de Jeff VanderMeer. O lançamento aconteceu em 2018, direto na plataforma da gigante do streaming Netflix.

A trama apresenta Lena (Natalie Portman), uma bióloga e acadêmica que está sem receber notícias de seu marido, o militar Kane (Oscar Isaac), que foi enviado para uma missão secreta.

Certo dia Kane reaparece como se nada tivesse acontecido, mas logo em seguida sofre uma forte hemorragia e parada respiratória, sendo levado para o hospital, porém, no meio do caminho, a ambulância é interceptada por homens do governo.

Lena percebe então que seu marido participou em uma das diversas expedições que tentaram solucionar o enigma da Área X, uma bolha enigmática que toma conta da costa dos Estados Unidos.

Intrigada, Lena decide entra na Área X junto de Ventress (Jennifer Jason Leigh), chefe da missão, Cass (Tuva Novotny), Josie (Tessa Thompson), e Anya (Gina Rodriguez), mesmo sabendo que a possibilidade de retorno é praticamente nula. Afinal, de todos os enviados, somente seu marido retornou.

Uma vez no local, elas precisam lidar com perigos de todos os tipos, desde alucinações, perda de memória, lapsos temporais e uma atmosfera diferente de tudo que existe no planeta. A fauna e a flora local também evoluíram drasticamente, assim como há animais belíssimos, também existe aqueles que se tornaram ainda mais perigosos.

"Aniquilação" é uma ficção científica perfeita para os apreciadores do gênero, mas certamente não agradará aqueles que estão acostumados com filmes recheados de cenas de ação frenéticas ou recebem todos as respostas mastigadas. O ritmo da obra é lento propositalmente para imergir o espectador dentro daquele universo repleto de particularidades. A estética do filme também chama a atenção pelo esplendor que se mistura ao horror.

O filme vai e volta no tempo em três linhas temporais narrativas. No presente Lena está sendo interrogada pelos cientistas, as outras duas linhas são mostradas em flashbacks, numa Lena e a equipe estão tentando sobreviver dentro da Área X e na outra ela relembra momentos ao lado do marido.

"Aniquilação" é o tipo de ficção científica que eu gosto. O filme não oferece respostas fáceis, pelo contrário, instiga o espectador a criar inúmeras possibilidades. O diretor Alex Garland acerta mais uma vez ao trazer uma ficção científica mais madura. Cada descoberta feita dentro da Área X abre um leque de perguntas que ficarão na mente do público por vários dias. Intrigante do inicio ao fim, "Aniquilação" é enigmático e nada palatável para quem não gosta de pensar. 

Duração: 115 minutos
Categorias: Ficção Científica, Aventura, Fantasia, Thriller, Terror, Mistério
Classificação: 16 anos
Filme: Aniquilação (2018)

PECULIAR; ENIGMÁTICO; INTRIGANTE