quinta-feira, maio 16, 2019
Elizabeth (1998): sobre uma mulher a frente de seu tempo
Elizabeth é um retrato artístico caprichado de um importante período da história mundial. Foi dirigido por Shekhar Kapur e escrito por Michael Hirst.
Cate Blanchett em cena no filme "Elizabeth" |
Sinopse - A trama tem início na Inglaterra, ano de 1554. O país está dividido entre católicos e protestantes. Mary Tudor (Kathy Burke) está no comando do país, ela é uma católica fervorosa, porém, a rainha descobre um tumor incurável. Sua meia-irmã, Elizabeth (Cate Blanchett), uma protestante convicta é a primeira na linha de sucessão.
Elizabeth é presa e em seguida levada até a rainha, que tenta fazê-la prometer que o país seguirá o catolicismo. Mas, mesmo sabendo que poderia ser sua sentença de morte, Elizabeth diz que será fiel a sua consciência.
Já no leito de morte de Mary Tudor, o Duque de Norfolk (Christopher Eccleston) tenta, em vão, fazer com que a rainha assine a pena de morte de Elizabeth. Com a morte de Mary, a moça considerada herege é coroada como a nova rainha da Inglaterra.
Entretanto, Elizabeth herda um país falido, sem exército e com inimigos por todos os lados, até mesmo na sua própria corte, forçando-a a calcular cada passo para permanecer no poder. A rainha sabe que tem que agir com firmeza, se não quiser sucumbir à Europa e à nobreza católica da Inglaterra.
Inicialmente ela comete erros graves, mas gradativamente vai se firmando e, sempre aconselhada por Sir Francis Walsingham (Geoffrey Rush), ela planeja matar todos os seus inimigos para consolidar seu poderio. Nenhum dos seus opositores internos é poupado, exceto Robert Dudley (Joseph Fiennes), o seu amor da juventude, que fica como exemplo para quem quiser se opor à Rainha.
A história de uma rainha peculiar
O filme é uma excelente produção, afinal, dá asas à imaginação do espectador sobre o possível relacionamento entre a jovem Elizabeth e Lorde Robert Dudley, além de estabelecer um parâmetro entre as ameaças de invasão impostas pela Espanha e França e as investidas do IV Duque de Norfolk, afim de usurpar a coroa e assassinar sua prima.Elizabeth é uma verdadeira viagem no tempo, quem gosta de história antiga certamente irá apreciar essa obra que nos leva até a complicada monarquia inglesa do século XVI, com suas traições, vinganças, jogos de interesses e uma guerra declarada entre católicos e protestantes. É um belíssimo filme visualmente, mas peca em alguns detalhes que não vem ao caso mencionar.
O filme é altamente recomendável, pois faz um retrato bem próximo daquilo que era a corte inglesa do século XVI, seus figurinos, modos, trejeitos e costumes. Além de nos apresentar uma mulher admirável, sábia e corajosa, que se impôs contra aqueles que detinham o poder e cravou seu nome na história. Elizabeth é inspiradora, uma mulher bem a frente de seu tempo.
Ficha técnica
Título original: Elizabeth
Duração: 124 minutos
Gênero: Biografia, Histórico, Drama, Romance
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 124 minutos
Gênero: Biografia, Histórico, Drama, Romance
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 1998