Filme: Nada a Esconder (2018) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, abril 15, 2019

Filme: Nada a Esconder (2018)

"Le Jeu" é um filme de comédia dramática lançado em 2018. Escrito e dirigido por Fred Cavayé, este filme francês é uma adaptação de um filme italiano de 2016 que foi sucesso de público e de crítica, "Perfetti sconosciuti", do cineasta Paolo Genovese. Há versões produzidas na Espanha, México, Coreia do Sul, Hungria, China e Rússia. É distribuído pela Netflix.

A trama gira em torno de sete amigos que se encontram durante um jantar na casa do casal Marie (Bérénice Bejo) e Vincent (Stéphane De Groodt). Os primeiros a chegar são Marco (Roschdy Zem) e Charlotte (Suzanne Clément), logo em seguida aparecem Thomas (Vincent Elbaz) e Léa (Dória Tillier).

Os seis estão curiosos para conhecer a nova namorada de de Ben (Grégory Gadebois). No entanto, para decepção geral, ele chega desacompanhado. O jantar corre regado por conversas, risos e comidas exóticas, até que em determinado momento, Marie propõe um jogo: todos devem colocar os celulares na mesa, desbloqueados e, todas as ligações, mensagens e notificações que chegarem deverão ser compartilhadas com todos da mesa. Há recusas, mas todos acabam cedendo à brincadeira.

O jogo, aparentemente inofensivo, serve para derrubar as máscaras, afinal, cada membro do grupo possui segredos, irreveláveis até para os melhores amigos. Conforme a noite vai passando e o eclipse lunar se intensificando, o conteúdo dos celulares vai sendo revelado. O embaraçoso jogo desnuda os personagens. Revelações surgem juntamente com as discussões, brigas e mal-entendidos.

Boa crítica social


A era digital transformou o comportamento das pessoas, dando abertura para que algumas, ou várias, criassem cópias de si mesmas. Celulares e aplicativos permitem criar uma vida totalmente à parte, um mundo paralelo, onde todos os segredos estão guardados a sete chaves. A realidade não é bem assim, tudo que está "escondido" no celular pode acabar vindo a ser revelado ao mundo através de um clique.

"Nada a Esconder" é uma comédia com toques de drama, divertido e igualmente reflexivo. O enredo aborda de maneira descontraída questões bastante delicadas sobre relacionamentos. Na trama, os integrantes do grupo são amigos de longa data, porém não se conhecem profundamente, são meros conhecidos entre si.

O filme inicia um pouco lento, mas conforme a história se desenvolve torna-se envolvente, é difícil não ficar curioso(a) para ver até onde os participantes levariam o jogo e, não gostei do desfecho. A explicação, um tanto mística, envolvendo o eclipse solar não me convenceu. Fiquei com a sensação que a história não aconteceu, no mais, "Nada a Esconder" é um filme interessante, agradável e tenso, com uma boa crítica à sociedade contemporânea.

Duração: 93 minutos
Categorias: Comédia, Drama
Classificação: 14 anos
Filme: Nada a Esconder (2018)
DIVERTIDO; INTRIGANTE