Filme: Fogueira da Paixão (1947) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, fevereiro 04, 2019

Filme: Fogueira da Paixão (1947)

"Possessed" é um drama noir lançado em 1947. Foi dirigido por Curtis Bernhardt, a partir do roteiro escrito por Silvia Richards e Ranald MacDougall, com base no livro escrito por livro de Rita Weiman. O filme recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz.

A trama gira em torno de Louise Howell (Joan Crawford), que se encontra na ala psiquiátrica de um hospital sob os cuidados do Dr. Harvey Willard (Stanley Ridges). O médico, aos poucos, consegue que Louise relacione os fatos que a levaram a ter o colapso. 

Através de flasbacks, descobrimos que ela trabalha como enfermeira para a esposa de Dean Graham (Raymond Massey). Louise que é apaixonada pelo engenheiro David Sutton (Van Heflin), sonha em se casar, mas ele não corresponde ao seu amor e devido a possessão da moça, termina o relacionamento.

Passado algum tempo, Pauline Graham (Nana Bryant), que sofre de depressão profunda, atenta contra a própria vida se jogando no mar. Louise, que não se encontrava presente durante o ocorrido, se abala com a situação. Para piorar, Carol Graham (Geraldine Brooks), filha de Dean e Pauline, acusa Louise de ser amante de seu pai.

David, que estava no Canadá, retorna. Enquanto isso, Dean confessa a Louise que está apaixonado por ela e a pede em casamento, embora não o ame, ela aceita a proposta. Certa noite, Louise está com sua enteada Carol assistindo um concerto e David se aproxima. Após esse encontro, Louise passa a ter alucinações, que se tornam cada dia mais severas, até resultar num colapso nervoso.

Melodrama com elementos noir


Na trama, a protagonista sucumbe à loucura de um amor não correspondido, isso soa poético, mas se formos analisar psicologicamente, os conceitos abordados no filmes estão deveras ultrapassados, qualquer leigo nota isso, imagine então os profissionais da área. Por outro lado, se o roteiro envelheceu, a qualidade técnica continua intacta. Sou apreciadora do cinema noir e não poderia deixar de destacar a perfeição da iluminação desta obra, é através do jogo de luzes e sombras que conhecemos a ambiguidade da protagonista. 

"Fogueira da Paixão" também conhecido pelo título "Paz para Luiza" é basicamente um melodrama com elementos noir. Algo totalmente diferente para um gênero ligado à abordagens envolvendo o meio policial/criminal. Outra coisa que chamou minha atenção neste filme é a femme fatale versão masculina. É um bom filme, com ótima fotografia e boas atuações, mas não me cativou tanto como outros film-noir.

Duração: 108 minutos
Categorias: Film-Noir, Drama, Suspense, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Fogueira da Paixão (1947)
OPRESSIVO