Filme: Um Sonho de Liberdade (1994) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, janeiro 25, 2019

Filme: Um Sonho de Liberdade (1994)

"The Shawshank Redemption" é o mais belo clássico da década de 90. Escrito e dirigido por Frank Darabont, mesmo diretor dos filmes "À Espera de Um Milagre" e "O Nevoeiro", ambos também são baseados em contos de Stephen King. O cineasta também dirigiu a 1ª temporada da série "The Walking Dead".

Lançado em 1994, "The Shawshank Redemption" teve fraca recepção nos cinemas, arrecadando pouco mais de 28 milhões de dólares, porém, foi aclamado pela crítica e pelo público e obteve múltiplas indicações à prêmios, incluindo sete indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.

Ao ser condenado a prisão perpétua pelo assassinato da esposa e de seu amante, o bem sucedido banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins) é enviado para Shawshank, um presídio de segurança máxima. Lá faz amizade com Red (Morgan Freeman), um prisioneiro veterano que controla o mercado negro e consegue tudo, desde escovas de dente até um poster da atriz Rita Hayworth.

No entanto, a vida na prisão é uma verdadeira tortura diária, Andy enfrenta muitas dificuldades antes de demonstrar suas habilidades e começar a trabalhar para Samuel Norton (Bob Gunton), o diretor do presídio.

Durante boa parte da trama, o espectador não tem certeza se Andy é culpado ou inocente. A narrativa não esclarece se ele de fato matou ou não a esposa e o amante dela, pois o flashback é encerado logo após ele descer do carro. Mas, eis que surge Tommy (Gil Bellows) e conta a história verdadeira. Diante da revelação, o público mantêm uma pequena esperança que Andy consiga sair daquele lugar.

Quando tudo parecia perdido, quando o coração do espectador já se encontra em frangalhos, temendo pelo pior, Andy surpreende a todos e o impacto é muito maior. Daí pra frente, a emoção domina a obra... 

Merecedor de todos os elogios


"Um Sonho de Liberdade" é um dos melhores filmes que assisti na vida. O roteiro foi muito bem construído, é poético e elegante, e traz frases marcantes como esta: "Sei que alguns pássaros não podem viver numa gaiola. Suas penas brilham demais. E quando eles voam você fica contente, porque sabia que era um pecado prendê-los. Mesmo assim o lugar onde vive se torna mais vazio e chato depois da partida.

A estrutura do filme foi trabalhada nos mínimos detalhes, a bíblia com o martelo dentro; as pedras espalhadas pelo pátio; o poster da atriz Rita Hayworth; os sapatos trocados; uma noite chuvosa; o pedaço de corda; tudo faz sentido depois do inesperado acontecer. Aqui não existe amor carnal, nem efeitos especiais, muito menos paisagens paradisíacas. 

O que assistimos durante 142 minutos é a anulação do livre arbítrio, ou seja, a negação da liberdade através da punição àqueles que transgridem a lei, a moral e a ética. Acredito que a experiência de perder a liberdade seja a pior coisa na vida de um indivíduo, porque a prisão significa anulação da possibilidade de viver, ou seja, perda de anos preciosos que jamais voltarão. 

O filme engrandece personagens secundários como Brooks (James Whitmore) e Tommy. Também mostra a corrupção no presídio e como Andy usa seu conhecimento para lavar dinheiro, criando uma pessoa que nem existe, Randal Stevens, mas que será fundamental para o desfecho. "Um Sonho de Liberdade" também ressalta o valor da amizade sincera e transmite mensagens valiosas sobre como manter a esperança viva em meio ao caos.

Revisado, televisionado e amado pelo público e crítica. Quanto mais os anos passam, mais magnífico este filme se torna. É digno de carregar o título de clássico. Merecedor de todos os elogios, "Um Sonho de Liberdade" faz parte da remessa de obras capazes de elevar o espírito, nos tornando humanos melhores.

"A esperança é uma coisa boa, talvez a melhor de todas, e nada que é bom, deve morrer."

Duração: 144 minutos
Categorias: Drama, Policial, Clássico
Classificação: 16 anos
Um Sonho de Liberdade (1994)
GENIAL; MARCANTE; SUBLIME; EDIFICANTE