Filme: A Noiva do Diabo (2016) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, janeiro 27, 2019

Filme: A Noiva do Diabo (2016)

"Tulen Morsian" é um drama histórico lançado em 2016. Foi dirigido por Saara Cantell, que também assina o roteiro em parceria com Leena Virtanen. O filme reconta fatos históricos ocorridos em 1666, em Åland, na Finlândia.

Na trama, Anna Eriksdotter (Tuulia Eloranta) é uma linda jovem de 16 anos que se apaixona loucamente por Elias Olsson (Lauri Tanskanen), um pescador casado com Rakel Larsdotter (Elin Petersdottir), com quem tem um casal de filhos. A jovem mora com a madrasta Valborg Magnusdotter (Kaija Pakarinen), a parteira oficial do vilarejo que também é curandeira.

Anna trabalha como dama de quarto na casa do juiz Nils Psilander (Magnus Krepper) que está na aldeia com o intuito de reconhecer obras do diabo e purificar a população camponesa. Ele tem como principal aliado o padre Bryniel Kjellinus (Claes Malmberg). 

Quando Valborg descobre que o reverendo tem por costume abusar sexualmente de jovens virgens, ela o confronta, e para vingar-se, o padre faz campanha contra a curandeira junto ao juiz, acusando-a de ser bruxa e fazer uso de magia negra. Valborg é julgada e banida da ilha para o resto da vida.

Enquanto isso, Anna tenta de todas as formas fazer Elias largar Rakel, como não consegue, ela apela para o juiz fazendo uma falsa denúncia de bruxaria contra Rakel, que é presa em seguida. No entanto, os planos de Anna não saem conforme ela esperava. 

Após ver Karin Persdotter (Cris af Enehielm), uma andarilha que diz ter visões do futuro ser condenada à morte, Anna descobre que Rakel também será condenada à forca. Arrependida, ela procura o juiz e confessa seu ato falho, mas será que o inquisidor irá ouvi-la?

"A Noiva do Diabo" é um filme que conseguiu me surpreender. O enredo bem construído traz um tema sombrio ocorrido no século XVII. O filme retrata um período que assombrou a região da escandinava, onde inquisidores caçavam as mulheres do campo, principalmente aquelas que eram denominadas curandeiras. Durante oito anos, aproximadamente 400 mulheres foram enviadas à forca e depois queimadas na fogueira. Particularmente, considero o período da Caça às Bruxas um dos mais sombrios e vergonhosos pelo qual a humanidade já passou. 

Filme: A Noiva do Diabo (2016)
OPRESSIVO; SOMBRIO

Duração: 110 minutos

Categorias: Drama, Histórico

Classificação: 14 anos