Filme: O Sino de Adano (1945) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, janeiro 06, 2019

Filme: O Sino de Adano (1945)

"A Bell for Adano" é um filme raro lançado em 1945. Esse drama de guerra foi dirigido por Henry King a partir do roteiro escrito Lamar Trotti e Norman Reilly Raine. É uma adaptação do romance de mesmo título, de John Hersey, que ganhou o Prêmio Pulitzer de ficção em 1945.

A trama é centrada no major ítalo-americano do Exército Americano, Victor Joppolo (John Hodiak), que é encarregado de administrar a fictícia cidade de Adano (baseada na cidade real de Licata), que foi devastada durante a invasão da Sicília. Através de suas ações em prol dos moradores, Joppolo também ganha a confiança e o respeito do povo.

Ao chegar em Adamo, Joppolo fica sabendo do sino de 700 anos que foi tirado da cidade pelos fascistas. Esse sino era muito importante para os moradores. Além de procurar por um novo sino, o major dá ordens para abastecer a cidade com comida e outras necessidades.

No entanto, ao contrariar a ordem do general Marvin, que está de passagem por Adamo, ele coloca em risco sua estadia na cidade, porém ganha a admiração de Tina Tomasino (Gene Tierney). Ao ser convidado pelo tenente Crofts Livingstone (Glenn Langan), para tomar um drinque com alguns de seus amigos da marinha, Joppolo fica sabendo que é possível conseguir o sino que Adano precisa, o USS Corelli.

Nem todos os filmes sobre a Segunda Guerra Mundial mostram somente sofrimento, "O Sino de Adano" é um exemplo que no gênero de guerra também há obras delicadas, que exaltam valores como respeito, bondade e solidariedade.  Essa preciosidade do cinema que poucos tem conhecimento de sua existência é ,um filme simples, mas com um conteúdo repleto de grandezas. 

Difícil não ser tocado com a simplicidade dos moradores, que tem o sino como uma fonte de orgulho e unidade. "O Sino de Adano" é um belo filme que merece ser descoberto pelos apreciadores do cinema antigo.

Filme: O Sino de Adano (1945)
EDIFICANTE; SINGELO

Duração: 103 minutos

Categorias: Guerra, Drama, Domínio Público

Classificação: Livre