Filme: "King Kong (1933)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, novembro 14, 2018

Filme: "King Kong (1933)"

"King Kong" é um clássico de aventura com toques de terror lançado em 1933. Foi dirigido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack, a partir do roteiro escrito por James Creelman e Ruth Rose. Em 1991, foi considerado "culturalmente, historicamente e esteticamente significativo" pela Biblioteca do Congresso e selecionado para preservação no National Film Registry.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu acervo de filmes antigos. 
Na trama, o cineasta Carl Denham (Robert Armstrong), famoso por fazer filmes da vida selvagem em lugares remotos, freta o navio do Capitão Englehorn (Frank Reicher) para seu novo projeto. No entanto, ele não consegue nenhuma atriz para atuar no seu filme. Ele, então sai a procura pelas ruas de Nova York ,e encontra Ann Darrow (Fay Wray), uma aspirante a atriz.
No navio, Jack Driscoll (Bruce Cabot) conhece Ann, ambos se apaixonam de imediato. Durante a viagem, o cineasta revela à tripulação que seu destino é na verdade Skull Island, uma ilha que não está no mapa. Ao encontrar o local, o navio é ancorado e a tripulação desembarca.
Eles são recebidos por nativos. De imediato, um muro de pedra chama a atenção dos tripulantes, mas a atenção deles é atraída para um ritual de sacrifício humano, onde, os nativos oferecem uma jovem mulher a uma criatura monstruosa chamada Kong. Ao verem Ann, os nativos oferece para trocar seis de suas mulheres tribais pela "mulher de ouro". Proposta rejeitada pelos tripulantes do navio.
Durante a noite, os nativos raptam Ann e a levam ao altar, onde ela é oferecida a Kong, uma enorme criatura semelhante a um gorila. Kong leva Ann para o deserto enquanto Denham, Driscoll e alguns voluntários entram na floresta na esperança de resgatá-la, mas são surpreendidos por outras criaturas gigantes.
Após muitas aventuras e perseguições, Driscoll finalmente consegue resgatar sua amada. A busca cega pelo sucesso faz com que Denham retire Kong do seu habitat natural e o leve para Nova York, e dessa forma apresentá-lo como uma atração no teatro da Broadway. Porém, as coisas não saem conforme o esperado.
Sem dúvida, "King Kong" é o maior exemplar de monstros gigantescos do cinema, e também o mais famoso, é reconhecido por milhões de pessoas ao redor do mundo, mesmo que estas pessoas não tenham visto o filme. Antes de 1933, ninguém havia visto algo semelhante no cinema, então é possível imaginar a adrenalina do público nas salas de cinema. 
Os efeitos especiais são meio toscos se comparado os filmes produzidos nos dias atuais, mas se voltarmos no tempo e assistir como se fosse em 1933, a sensação de adrenalina é incrível. A cena no alto do Empire State Building é fantástica, fiquei imaginando todas as dificuldades enfrentadas pela equipe durante as filmagens.
"King Kong" é um filme B, mas um filme B de qualidade. É um ótimo passatempo, também é possível tirar algumas reflexões. Kong é visto na história como uma criatura irracional, mas ao analisarmos as coisas que o gorila faz no filme, nota-se que o gigante não queria matar a mocinha, ele estava tentando protegê-la. "King Kong" é uma marco do cinema, um clássico que todos que gostam de filmes deveriam assistir uma vez na vida.

Duração: 100 minutos
Categorias: Aventura, Ficção Científica, Terror, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,0
Classifico como: Peculiar