terça-feira, setembro 25, 2018
Filme: A Hipócrita (1944)
"Guest in the House" é um film-noir dirigido por John Brahm com roteiro de Ketti Frings e Katherine Albert baseado na peça homônima da Broadway, escrita por Hagar Wilde e Dale Eunson. O lançamento aconteceu em 1944 e recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora - Drama ou Comédia.
A trama gira em torno da instável e emocionalmente perturbada, Evelyn Heath (Anne Baxter). A jovem é convidada por seu médico, o Dr. Dan Proctor (Scott McKay), que também é seu noivo, a passar uma temporada na casa dos Proctor.
Chegando lá, ela conhece Douglas Proctor (Ralph Bellamy), irmão de Dan, que vive feliz ao lado da esposa, Ann (Ruth Warrick) e da filha Lee (Connie Laird). Contudo, Evelyn se apaixona loucamente por Douglas. Ela então inicia um plano maquiavélico para conquistar o cunhado. Primeiro, afasta Miriam (Marie McDonald), a jovem modelo que empresta sua beleza para que o ilustrador produza suas obras de arte.
Em seguida, ela passa a manipular a pequena Lee, jogando a menina contra a própria mãe. Já An passa a desconfiar de Douglas, longas brigas surgem entre o casal por causa de ciúmes. Audaciosa, Evilyn manipula a vida de todos na mansão Proctor, menos da tia Martha (Aline MacMahon), que descobre seu ponto fraco: sua ornitofobia e usa contra a jovem [fobia de aves] num desfecho surpreendente e genial.
"A Hipócrita" está bem longe de ser um dos melhores filmes do período noir, mesmo assim é uma obra que conseguiu prender minha atenção do inicio ao fim. A curiosidade em descobrir quais serão os próximos passos da manipuladora e neurótica Evelyn é o ponto forte desta obra, juntamente com a fotografia em preto-e-branco que é um charme. Anne Baxter já era malvada 6 anos antes de ser "A Malvada".
Duração: 121 minutos
Categorias: Film-Noir, Drama, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 8,3