Filme: Os Carrascos Também Morrem (1943) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, outubro 21, 2018

Filme: Os Carrascos Também Morrem (1943)

Os Carrascos Também Morrem (1943)"Morram, se preciso for por uma causa justa. Mas gritem até o fim: Não nos renderemos."

"Hangmen Also Die" é um clássico do cineasta austríaco Fritz Lang, com roteiro escrito por Lang e John Wexley a partir de uma história de Bertolt Brecht. O lançamento aconteceu em 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial. Recebeu indicação ao Oscar nas categorias de Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.

De acordo com as leis brasileiras, este filme é de domínio público. Está disponibilizado no meu acervo de filmes antigos.
Os Carrascos Também Morrem (1943)
A trama se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em Praga, então capital da Checoslováquia, hoje da República Checa. O país estava sob o domínio dos nazistas, e o comandante supremo das tropas invasoras era Reinhard Heydrich (Hans von Twardowski), um indivíduo absolutamente asqueroso que temos o desprazer de ver na sequencia de abertura.
Os Carrascos Também Morrem (1943)
Para os nazistas, ele era o "Protetor", para a população da Checoslováquia, ele era o "Carrasco". As reuniões da elite nazista em Praga era composta de oficiais do Exército, das SS e da Gestapo. O tema principal dos encontros era a resistência do povo checo à nova ordem estabelecida pelos nazistas.
Os Carrascos Também Morrem (1943)
Heydrich ordenara o fuzilamento de 50 trabalhadores, na tentativa de sufocar a rebeldia, sem progresso. Ele então passa o comando para os oficiais da Gestapo com o ordem de aumentar o número de fuzilamentos. Todavia, o lider dos nazis é baleado pouco depois dessa reunião.
Os Carrascos Também Morrem (1943)
O autor do atentado é o dr. Franz Svoboda (Brian Donlevy), um médico de um importante hospital e membro da resistência tcheca. Ao buscar um local para esconder-se, ele recebe ajuda de uma jovem, Mascha (Anna Lee), filha de um respeitado professor da universidade, Novotny (Walter Brennan).
Os Carrascos Também Morrem (1943)
Os nazistas fazem uma massiva busca para achar o responsável, começando pelo toque de recolher - quem for visto nas ruas após as 19h30 poderá ser fuzilado imediatamente. Centenas de pessoas serão presas pela Gestapo, que passa a executar pessoas a cada hora até que seja identificado o atirador.
Os Carrascos Também Morrem (1943)
"Os Carrascos Também Morrem" é uma preciosidade do diretor Fritz Lang, infelizmente pouco conhecido do grande público. O fato de se passar no auge da Segunda Guerra Mundial já o torna um exemplar de grande valor. O roteiro é uma propaganda antinazista estruturado como um thriller noir, de grande impacto emocional.  A atmosfera é pesada, conseguindo transmitir a opressão que o povo tcheco [europeu em geral] sofria por parte dos nazistas. A tensão era constante, não havia nenhum lugar seguro e a morte rondava a população.  "Os Carrascos Também Morrem" é um filme que merece ser redescoberto.
Os Carrascos Também Morrem (1943)

Duração: 134 minutos
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,6
Esse filme é: Envolvente, Tocante