Filme: Que o Céu a Condene (1946) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, agosto 31, 2018

Filme: Que o Céu a Condene (1946)

Que o Céu a Condene (1946)"Posso suportar sua vaidade, mas não que massacre minha interpretação."

Lançado em 1946, "Deception" é um film-noir do diretor Irving Rapper. O roteiro foi escrito por John Collier e Joseph Than e teve como base a peça Monsieur Lamberthier de Louis Verneuil.

Que o Céu a Condene (1946)
O filme começa mostrando Christine Radcliffe (Bette Davis) entrando numa sala universitária para assistir uma apresentação musical. Ao ver um violoncelista no palco, seu olhos se enchem de lágrimas, pois trata-se de Karel Novak (Paul Henreid), seu ex-noivo que passou a guerra preso na Suécia. Quando o violoncelista termina a apresentação, ele vai para o camarim e Christine o segue, ao vê-la, Novak a reconhece e a abraça. 
Que o Céu a Condene (1946)
O casal vai para o apartamento dela. Ao ver roupas luxuosas e peças de arte no apartamento, Novak começa a desconfiar que a noiva lhe esconde algo. Ele a confronta, Christine diz que está dando aulas para alunos ricos que oferecem presentes caros.
Filme: Que o Céu a Condene (1946)
Passados alguns dias, eles se casam. Todavia, o compositor Alexander Hollenius (Claude Rains) aparece na recepção de casamento. Inconformado com a situação, Hollenius quebra uma taça de vinho nas mãos, deixando Christine preocupada em relação ao seu passado com o compositor.
Filme: Que o Céu a Condene (1946)
Novak continua desconfiado, ele procura Hollenius, mas este lhe dá uma partitura manuscrita de seu novo concerto para violoncelo, que o músico concorda em apresentar em sua estreia. Entretanto, Christine acredita que o compositor está treinando o violoncelista da orquestra, Bertram Gribble (John Abbott) e que planeja sabotar a carreira de seu marido. Então, na noite da estreia, a pianista tem uma atitude desesperada...
Que o Céu a Condene (1946)
"Que o Céu a Condene" é mais um film-noir pouco conhecido do público. É uma obra elegante, com atuações soberbas de Bette Davis e Claude Rains, sempre que a dupla aparece em cena, a tensão aumenta a níveis absurdos. Paul Henreid também está ótimo como o músico atormentado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial. 
Que o Céu a Condene (1946)
"Que o Céu a Condene" não é nenhuma obra-prima, mas é um bom filme do gênero. O enredo é simples, porém a trilha sonora e os figurinos são glamourosos. Sem dúvida é um noir que merece ser assistido.
Filme: Que o Céu a Condene (1946)

Duração: 115 minutos
Categorias: Film-Noir, Drama, Policial, Thriller, Romance, Musical, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 8,8