Filme: Dentro da Noite (1940) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, agosto 29, 2018

Filme: Dentro da Noite (1940)

"Somos mais duros que qualquer caminhão."

"They Drive by Night" é um film-noir lançado em 1940. Foi dirigido por Raoul Walsh, a partir de um roteiro escrito por Richard Macaulay e Jerry Wald.


Na trama, os irmãos Joe (George Raft) e Paul Fabrini (Humphrey Bogart) são caminhoneiros. Com muito sacrifício, eles conseguem comprar o próprio caminhão, o que deixa Farnsworth (Charles Halton) indignado. Quando o empresário Ed Carlsen (Alan Hale, Sr.), oferece a Joe um emprego, este o recusa. 
No entanto, Paul está desanimado com a vida na estrada, ele sonha em ter uma vida tranquila ao lado da esposa Pearl (Gale Page). Certa noite, Paul adormece ao volante e se acidenta gravemente. Lana Carlsen (Ida Lupino), esposa de Ed, é apaixonada por Joe e tenta, de todas as maneiras seduzi-lo, sem resultados. Ela convence o marido a oferecer-lhe um trabalho gerencial no escritório, Joe aceita a proposta.
Após a morte "acidental" de Ed, Lana volta a investir em Joe, mas este está de casamento marcado com Cassie Hartley (Ann Sheridan). Revolta, Lana arma um plano diabólico para separar Joe e Cassie...
"Dentro da Noite" é um bom filme noir. A fotografia é o ponto forte da obra, juntamente com diálogos inteligentes. O roteiro mescla drama com suspense. Na primeira metade do filme acompanhamos a vida sofrida dos caminhoneiros que enfrentam todo tipo de perigo nas estradas, já na segunda metade o foco é o assassinato. 
Temos aqui dois filmes em um, e essa transição de histórias acaba afetando o ritmo do filme. No mais, "Dentro da Noite" não está entre os melhores filmes do gênero, mas é assistível. 

Duração: 95 minutos
Categorias: Film-Noir, Drama, Thriller, Policial, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 8,1