Filme: "Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum (2013)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, março 07, 2018

Filme: "Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum (2013)"

"O quê? Desistir? E simplesmente sobreviver?"

"Inside Llewyn Davis" é mais um ótimo filme dos irmãos Ethan e Joel Coen, que além de dirigirem o filme, também escreveram o roteiro. Lançado no Festival de Cannes em 2013, foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som. Concorreu o BAFTA como Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Original e Melhor Som.

Este filme é uma bela homenagem à música folk. A trama gira em torno do músico Llewyn Davis (Oscar Isaac), um homem que vaga pelas ruas do Greenwich Village sem casaco, sem dinheiro e sem destino, durante o rigoroso inverno da Nova York de 1961.

Carregando seu violão, ele luta para viver como músico, enfrentando diversos obstáculos, alguns ocasionados por ele mesmo. Por escadas e corredores estreitos, o músico sem-teto busca abrigo e se depara com várias situações incômodas.
O músico preciso enfrentar o desprezo de Jean (Carey Mulligan), é admirador de Troy Nelson (Stark Sands), um autêntico representante folk e tem como objetivo ter a vida parecida com a de Jim (Justin Timberlake), que tem uma casa para morar e contatos na gravadora Columbia.
Já o empresário (Jerry Grayson) e sua secretária (Sylvia Kauders) fazem questão de ressaltar o quanto o estilo de Llewyn é ultrapassado. Mesmo desanimado, o músico não desiste daquilo que acredita. No entanto, a falta de dinheiro faz com que Llewyn aceite gravar uma canção mais comercial com Jim.
Vivendo sempre à mercê de amigos e conhecidos, Llewyn vai abrigando-se e sobrevivendo em uma rotina desgastante. Para complicar ainda mais sua vida, Jean (Carey Mulligan) está grávida e não tem certeza se o pai é Llewyn ou seu atual namorado, Jim.
"Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum" é um dos filmes mais melancólicos que já assisti. A fracassada trajetória deste homem tão comum, digno de ser esquecido por todos, porém, através dos irmãos Coen, ele se torna um personagem inesquecível. A vida de Llewyn Davis é tão azarada, que desperta compaixão, pena e tristeza em todos que assistem o filme. Às vezes  rimos de suas desgraças, mas é um riso melancólico, sem graça. 
Este filme não possui aquele momento do clímax, mesmo assim consegue envolver o espectador dentro da trama. A história é monótona, mas não é chata ou cansativa, os diálogos inteligentes e muita música folk deixam o filme interessante de ser visto. A fotografia é muito bonita, o uso de uma paleta de cores frias consegue acentuar a melancolia do personagem em meio a uma atmosfera soturna. 
"Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum" não tem grandes acontecimentos, o filme começa e termina na mesma cena, mostrando que o protogonista nunca saiu do mesmo lugar. Ele teve muitas oportunidades de mudança, mas abortou todas, provavelmente por medo. Ao seu término, conclui que, o medo de arriscar foi o maior inimigo de Llewyn Davis. No seu caminho havia várias encruzilhadas, porém, ao invés de fazer uma escolha e seguir em frente, ele preferiu retornar ao lugar de onde saiu. Não é difícil encontrar vários Llewyn Davis na vida real, seguindo caminhos que não levam a lugar algum...
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 104 minutos
Categorias: Drama, Musical
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 8,9