Filme: "Os Assassinatos da Rua Morgue (1932)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, agosto 29, 2016

Filme: "Os Assassinatos da Rua Morgue (1932)"

"Crê que uma pobre chama poderá apagar a luz da verdade!"

"Murders in the Rue Morgue" é a primeira adaptação do famoso conto de horror escrito por Edgar Allan Poe e publicado em abril de 1841. Lançado em 1932, o filme contou com a direção de Robert Florey e traz mais uma brilhante atuação de Bela Lugosi.

Não está entre as melhores adaptações dos contos de Poe, no geral, é um bom filme. O enredo é ágil, sem muita enrolação e tem aquele clima sombrio dos filmes de terror à moda antiga, e Bela Lugosi está mais uma vez impecável. Outro filme que faz parte da safra de adaptações dos contos de Poe pela Universal é "O Gato Preto", de 1934.
A trama se passa na Paris de 1845 e conta a história de um cientista louco e maníaco chamado Dr. Mirakle (Bela Lugosi), que tem um gorila chamado Erik (Charles Gemora) como mascote de estimação.
Ele tenta implantar a teoria da evolução das espécies de Darwin, em uma feira de rua, dissertando que viemos dos primatas e que Erik é praticamente humano. E como já era de se esperar, a reação das pessoas foi a mais amigável.
Determinado em provar sua teoria, Mirakle dá início a uma série de crimes, ele rapta prostituas para suas experiências, de misturar sangue humano com sangue macaco, para fins cientificamente macabros. 
A série de assassinatos chama a atenção de Pierre Dupin (Leon Ames), noivo da doce e ingênua Camille L’Espanaye (Sidney Fox). O rapaz é estudante de medicina, e não demora muito tempo para ele começar a suspeitar que o cientista possa ser responsável pelas mortes.
No entanto, Mirakle acaba se apaixonando por Camille e manda o macaco raptá-la do seu quarto, colocando a polícia de Paris e o noivo da jovem atrás dele. Pierre terá que correr contra o tempo se quiser salvar a vida da moça.
"Os Assassinatos da Rua Morgue" é um filme importantíssimo para a história do cinema de horror, mesmo assim não chamou a minha atenção. Conheço o conto escrito por Poe, é um conto interessante, mas faltou algo no filme, talvez mais cenários e diálogos sombrios, porque o roteiro em si não apresenta nenhum atrativo. No mais, é um filme para ser visto como registro de época.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 61 minutos
Categorias: Terror, Mistério, Policial, Domínio Público
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 7,5