Filme: "Sonharei com Você (1951)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, julho 11, 2015

Filme: "Sonharei com Você (1951)"

"Por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher."

"I'll See You in My Dreams" está entre os melhores filmes estrelados pela atriz e cantora Doris Day. 

Este belíssimo musical foi realizado pelo cineasta Michael Curtiz, sendo baseado na vida do letrista norte-americano Gus Kahn. A história é contada a partir do ponto de vista da viúva de Gus, que na época da produção do filme, encontrava-se com vida. O lançamento aconteceu em 1951.

A trama inicia em Chicago, no anos de 1908. O aspirante a letrista Gus Kahn (Danny Thomas) pede uma moça chamada Grace LeBoy (Doris Day) para ler algumas letras por ele escritas.
Inicialmente ela se recusa a ler os escritos, porém, Gus convence ela a dar apenas uma olhadela nas mesmas, ocasião em que Grace lhe diz que o truque para escrever uma boa letra é lembrar-se de que as canções mais populares incluem a expressão "I Love You".
À noite, Gus aparece inesperadamente na casa onde Grace vive com os pais. Convidado para o jantar, o Sr. LeBoy (Harry Antrim) recita "Songs From the Portuguese", de Elizabeth Browning. Sentindo-se profundamente inferior aos demais, Gus vai embora, deixando uma nova letra com Grace.
Grace gosta do novo trabalho e resolve compor uma música para o mesmo. Ao terminá-la, oferece a canção ao seu chefe, que se recusa a ouvi-la. Contrariada, ela se demite do emprego e vende a referida canção, "I Wish I Had a Girl", para Fred Townsend. 
Com Grace fazendo propaganda da mesma, logo ela se torna um sucesso. Quando Townsend sugere que Gus passe a trabalhar com Egbert Van Alstyne, ele recusa a sugestão por lealdade à Grace, até que ela o convence do contrário. Em 1912 tem início uma grande parceria entre o casal.
Passado algum tempo, o tímido Gus pede Grace em casamento e, logo os dois se casam. Quando Grace anuncia sua gravidez, Gus escreve a canção "Pretty Baby" em homenagem ao futuro filho. Grace e Gus tem um menino, Donald. Logo depois, ele não escreve por um tempo para lutar na Primeira Guerra Mundial.
Após a guerra, Grace engravida de uma menina, Irene. A reputação de Gus cresce ao tanto que o famoso Florenz Ziegfeld (William Forrest) pede-lhe para escrever um show. Gus recusa o pedido pois não pretende trocar Chicago por Nova York, mas Grace novamente intervém e aceita a oferta pelo marido.
Gus não consegue seentender com o compositor do show, Walter Donaldson (Frank Lovejoy), embora escreva para ele a letra de "Carolina in the Morning". Gloria Knight (Patrice Wymore), a estrela que cantará o número no show, não gosta da canção e resolve pedir a Gus uma maior sofisticação. O resultado é "Love Me or Leave Me". 
Quando o novo show estreia, Grace faz uma visita de surpresa à Nova York, ocasião em que Gloria lhe assegura que, a despeito de seus esforços para seduzi-lo, Gus continua fiel à família.
Em 1929, ao ocorrer a grande queda da Bolsa de Valores, Gus não consegue trabalho e Grace o encoraja a procurar Townsend em Hollywood, onde ele agora se encontra. Mas esse casal ainda iria passar por vários momentos juntos, alguns bons, outros nem tanto, mas eles jamais deixariam de se amar.
"Sonharei com Você" é um belíssimo musical biográfico que merece ser visto por todos os apreciadores da sétima arte. Com canções magníficas, esse filme é um verdadeiro espetáculo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 110 minutos
Gênero: Biografia, Musical Comédia
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,2