Filme: "Fuga de Sobibor (1987)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 13, 2015

Filme: "Fuga de Sobibor (1987)"

Fuga de Sobibor (1987)"O nosso dia chegou..."

"Escape from Sobibor" é um filme baseado em fatos verídicos, feito para a TV em 1987 e mostra a revolta de um grupo de prisioneiros do campo de extermínio Sobibor, localizado na Polônia Oriental.

O filme é uma produção britânica e irlandesa, sendo baseado no livro do mesmo nome escrito por Richard Raschke. Contou com a direção de Jack Gold e ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme feito para a TV.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu acervo de filmes antigos. Para assistir no VK clique AQUI. Para assistir no OK.ru clique AQUI.
Fuga de Sobibor (1987)
Sobibor foi um campo de extermínio nazista, localizado na Polônia ocupada pela Alemanha, que foi parte da Operação Reinhard, no Holocausto. Judeus, prisioneiros de guerra soviéticos e possivelmente ciganos, foram transportados para Sobibor de comboio e sufocados em câmaras de gás alimentadas pelo escapamento de um motor a diesel. Estima-se que cerca de 260.000 pessoas foram assassinadas em Sobibor durante a Segunda Guerra Mundial.
Fuga de Sobibor (1987)
Um grupo de prisioneiros é temporariamente poupado para poder trabalhar no acampamento, sob condições degradantes impostas pelos oficiais nazistas. Entretanto, a chegada de um prisioneiro militar russo, Alexander 'Sasha' Pechersky (Rutger Hauer), um plano de fuga começa a tomar forma, e a medida que a ideia da fuga vai sendo trabalhada, o suspense ganha espaço e a tensão aumenta.
Fuga de Sobibor (1987)
No dia  14 de Outubro de 1943, membros da revolta conseguiram matar secretamente 11 dos soldados da SS e alguns guardas ucranianos. O plano inicial era de matar todos os guardas alemães da SS e sair pelo portão principal do campo, mas as mortes foram descobertas e os prisioneiros tiveram de correr em todas as direções, para salvar suas vidas.
Fuga de Sobibor (1987)
Dos 600 prisioneiros do campo, cerca de 300 conseguiram fugir. A maior parte deles foi cercada e assassinada nos dias subsequentes, e 50 prisioneiros conseguiram sobreviver à Segunda Guerra Mundial. Esta fuga forçou os nazistas a fechar o campo Sobibor. Eles desmantelaram-no e plantaram uma floresta para tentar encobrir o que tinha acontecido no local.
Fuga de Sobibor (1987)
"Fuga de Sobibor" é um filme simples, não possui efeitos especiais mirabolantes e isso pouco importa diante de uma história tão profunda e verdadeira, que mostra a vontade de viver e a luta incansável do ser humano pela sobrevivência. Assistir este filme é uma experiência realista e chocante, pois vemos diversas atrocidades cometidas pelos nazistas, são cenas dolorosas de ver e ouvir (os gritos nos chuveiros/câmeras de gás são agoniantes). O desfecho é um dos mais sufocantes e tensos que já assisti.
Fuga de Sobibor (1987)

Duração: 143 minutos
Gênero: Guerra, Histórico, Thriller, Drama, Domínio Público
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,5