Filme: "A Canção do Oceano (2014)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 11, 2015

Filme: "A Canção do Oceano (2014)"

"Esta é uma antiga concha que minha mãe me deu a muito tempo."

"Song of the Sea" nos transporta para um mundo mágico e ficamos completamente embriagados pelo encantamento desta obra tão perfeita produzida pelo estúdio irlandês Cartoon Saloon e dirigida pelo cineasta Tomm Moore, que também foi roteirista do filme e é co-fundador do estúdio.

Inicialmente, o que chama a atenção é a beleza da animação, que contraria as tendências atuais e utiliza as técnicas de 2D realçando os traços geométricos. A sensação ao assisti-lo foi de estar diante de pinturas em tela que se movimentavam. É fascinante em todos os sentidos, os tons marrons da cidade, o verde das matas e o azul do mar. Lembra as belas animações do estúdio Ghibli e os clássicos animados da Disney. Estreou em 2014 e concorreu o Oscar de Filme de Melhor Animação.
A história se passa em alguma época do passado, onde não havia tanta tecnologia, apenas rádio, toca-fitas. Época em que as pessoas aproveitavam as coisas simples da vida.
Nessa animação, embarcamos numa encantadora história sobre a viagem de volta da última criança das selkies, mulheres que se transformam em focas. E segundo uma lenda irlandesa, escocesa e finlandesa, as mulheres selkies podem se transformar em uma foca, e após sair da água, voltar à condição humana.
A única maneira de manter uma Selkie em terra firme, é encontrando sua pele de foca e a escondendo. Porém, se o casaco for encontrado ela não exitará em abandonar toda sua vida terrestre para regressar a seu verdadeiro lar e é exatamente isso que acontece com a garotinha Saoirse.
Sua primeira transformação ocorre na noite do seu aniversário, a avó de Saoirse e Ben (irmão mais velho) decide levá-los para a cidade, alegando que o pai das crianças está sendo negligente e não consegue cuidar dos filhos.
Inconformado com a vida na cidade, Ben decide regressar para o seu lar no farol, Saoirse o segue e a viagem torna-se uma corrida contra o tempo, quando eles são atraídos para um mundo que conhecem apenas nos contos populares de sua mãe, que desaparecera a muito tempo sem deixar pistas.
Mas não é uma simples história de ninar, essas criaturas estão em nosso mundo por muito tempo. Logo fica claro para Ben que Saoirse é a chave para a sobrevivência de todos esses seres fantásticos.
Em "A Canção do Oceano" o enredo simples e belo flui muito bem, não tem pressa e nem excesso de conteúdos. É uma obra infantil, mas que trás no fundo vários trejeitos adultos e a trilha sonora complementa essa obra encantadora. É bem fácil do espectador se emocionar, afinal, o filme consegue nos colocar dentro da história e transmite uma linda mensagem sobre valores familiares.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Gênero: Animação, Fantasia, Família
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0