Filme: "Três Homens em Conflito (1966)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, maio 19, 2015

Filme: "Três Homens em Conflito (1966)"

Três Homens em Conflito (1966)"Neste mundo há dois tipos de homens, meu amigo. Aqueles com armas carregadas, e aquelas que cavam. Você cava."

"Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo" é o maior representante do gênero Western Spaghetti e mesmo passados vários anos do seu lançamento (1966), o filme impressiona fãs e não fãs do gênero de faroeste devido a enorme quantidade de cenas bem filmadas, onde foram exploradas as paisagens mais bonitas do Velho Oeste. 

O diretor italiano Sergio Leone teve domínio total do filme e nos brinda com um 'bangue-bangue' impecável. Esbanja paciência na hora ao contar sua história, tanto que o primeiro diálogo demora quase dez minutos para acontecer.

Este foi o último filme da chamada 'Trilogia dos Dólares' os outros dois são "Por um Punhado de Dólares" e "Por uns Dólares a Mais" sendo uma obra eternizada do cinema mundial e consagrando Sergio Leone como o mestre de western.
Três Homens em Conflito (1966)
Aos poucos vamos sendo apresentados aos personagens. Apesar das alcunhas de Bom, Mau e Feio, nenhum dos três é 'flor que se cheire'.
Três Homens em Conflito (1966)
Blondie 'Lourinho', o Bom (Clint Eastwood) é um dos personagens mais legais que o cinema já nos apresentou. É praticamente impossível torcer contra o Bom, mesmo sendo um trapaceiro. Lourinho é aquele clássico anti-herói. É o mau caráter do bem, pois mesmo que sua conduta seja moralmente incorreta, fica difícil resistir ao seu carisma e charme.
Três Homens em Conflito (1966)
Angel Eyes, o Mau (Lee Van Cleef) transborda frieza e antipatia. Trata-se de um mercenário sem o menor senso ético, que, por vezes, trabalha como agente duplo, exterminando tanto o alvo que foi contratado para eliminar, como o mandante do crime, caso isso possa lhe render mais dinheiro. É um homem totalmente desprovido de caráter.
Três Homens em Conflito (1966)
Tuco (Eli Wallach) é um canastrão nada requintado. Conhecido como Feio devido aos seus trejeitos rudes e sua aparência descuidada, sendo caracterizado por várias frases de efeito, como na cena da banheira: "Quando tiver que atirar, atire, não fale!"
Três Homens em Conflito (1966)
Após conhecermos os personagens, vamos entender a narrativa. Tudo acontece durante a Guerra Civil dos Estados Unidos. Angel Eyes persegue o homem que foi contratado para matar, que usa o nome de Bill Carson (Antonio Casale), enquanto Lourinho e Tuco enganam o sistema judiciário estadual.
Três Homens em Conflito (1966)
Após alguns eventos, Lourinho está próximo da morte, mas ele e Tuco encontram uma diligência à deriva no deserto, cujo único sobrevivente presente é exatamente Bill Carson, o alvo de Angel Eyes. Gravemente desidratado, Carson propõe revelar a Tuco a localização de um túmulo que esconde 200 mil dólares em ouro se ele puder lhe arranjar água. Já muito debilitado, ele chega a revelar o nome do cemitério (Sad Hill), mas não o nome do túmulo.
Três Homens em Conflito (1966)
Angel Eyes, porém, sabendo do segredo de ambos, não está disposto a deixar o tesouro escapar. O exército do norte (União) prende Tuco e Lourinho. Angel Eyes, infiltrado na União, ordena que Wallace (Mario Brega), o mais forte militar do grupo, torture Tuco até que ele revele o que sabe sobre o dinheiro.
Três Homens em Conflito (1966)
Como só sabe a metade do segredo, ele acaba por revelar que Lourinho sabe o nome da sepultura. Angel Eyes, então, sabendo que Lourinho não revelaria seu segredo tão facilmente, propõe dividir o ouro com ele, que finge aceitar.
Três Homens em Conflito (1966)
Lourinho e Angel Eyes chegam à vila onde Tuco se encontra, e como ela está sob intenso bombardeio, Lourinho consegue despistar Angel Eyes e aliar-se novamente com seu antigo parceiro.
Três Homens em Conflito (1966)
Os dois resolvem se alistar no exército do norte como forma de esconder suas verdadeiras intenções e chegar ao cemitério. Após dinamitarem uma ponte, revelam um ao outro a informação de que dispõem. Na primeira chance que tem, Tuco foge e vai ao cemitério. Quando está quase abrindo o caixão, porém, Lourinho surge e joga-lhe uma pá. Entretanto, eles são surpreendidos por Angel Eyes, que joga uma pá para Lourinho, ordenando-lhe que também cave. Lourinho então propõe um duelo triplo para ver quem merece o ouro.
Três Homens em Conflito (1966)
"Três Homens em Conflito" é uma obra-prima do faroeste. Sergio Leone dirigiu com maestria, as atuações do trio são tão realistas que conseguem deixar o espectador íntimo dos personagens, a fotografia é um colírio para os olhos (destaca as cores marrom, cinza, bege e em poucos momentos o azul escuro, demonstrando a aridez do Velho Oeste) e a trilha sonora é fantástica, os assovios e gritos que ouvimos em sua melodia principal tornaram-se imortais.
Três Homens em Conflito (1966)
Afirmo sem medo de errar, "Três Homens em Conflito" é o melhor western de todos os tempos. Uma obra que atravessa gerações graças à extraordinária qualidade que possui. É um filme indispensável para todos os apreciadores da sétima arte.  
Três Homens em Conflito (1966)
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 161 minutos
Gênero: Western Spaghetii, Faroeste, Clássico
Classificação: 14 anos
Nota: 10,0