Filme: Terror na Ópera (1987) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, novembro 02, 2014

Filme: Terror na Ópera (1987)

"Opera" foi o último grande filme do cineasta Dario Argento que co-escreveu o roteiro junto de Franco Ferrini. Os filmes de terror de Argento me fascinam pelo fato dele usar cores vibrantes, trilha sonora marcante e histórias simples, mas que se tornam grandiosas no decorrer da trama. É uma obra hipnotizante, que apesar de ser um dos filmes mais sombrios que já assisti, se tornou inesquecível. Seu lançamento aconteceu em 1987.

Nesse giallo, Betty (Cristina Marsillach) é um jovem e desconhecida cantora de ópera que recebe uma chance única: ser a protagonista de uma montagem inovadora de Macbety de Verdi, pois a soprano principal é atropelada misteriosamente.

Trata-se de uma grande montagem no Scala de Milão, com elementos cênicos e pássaros (corvos)  voando durante a apresentação. À princípio, Betty não aceita o convite, pois essa Ópera tem fama de ser amaldiçoada, mas acaba sendo convencida pelo diretor de filmes de terror, Marco (Ian Charleson).

Na primeira apresentação de Betty, muitas coisas acontecem, além dos corvos voando ao redor da cantora, um holofote cai em cima da plateia. Após a apresentação, a soprano descobre que ouve um assassinato dentro da Ópera. Mas o pesadelo de Betty estava apenas começando.

Betty passa a ser perseguida por um fã psicopata e sádico, que usa luvas de couro e máscara, e aterroriza a jovem e mata de forma brutal, todas as pessoas que estão em torno da soprano, e o pior, obrigando-a assistir os assassinato. Para isso, o lunático amarra Betty e gruda nos seus olhos, várias agulhas com auxilio de fita colante, dessa forma, Betty não poderá fechar os olhos e testemunhará cada assassinato.

Enquanto todos os amigos de Betty são assassinados de forma brutal, inclusive Mira (Daria Nicolodi) empresária e amiga da soprano, a polícia se mostra incompetente, não conseguindo encontrar o maníaco.

Então o diretor Marco tem uma ideia genial para desvendar o psicopata, e apesar de parecer algo inusitado, essa ideia dá certo e finalmente descobrimos a identidade do fã lunático. Mas o desfecho da história ainda está longe do seu final.

"Terror na Ópera" foi o filme mais ambicioso e caro de Dario Argento, porém foi também um fracasso de bilheteria e crítica, no Brasil nunca foi lançado, nem em DVD. Atualmente, este filme é considerado um dos melhores trabalhos do diretor, com imagens impressionantes e marcantes.

É impossível encontrar outro giallo tão bom como Suspiria (1977), mas posso garantir que "Terror na Ópera" é um filme que me surpreendeu bastante, e apesar dos erros e furos na trama, consegue ser muito bom.

"Terror na Ópera" é um giallo italiano indispensável para todos os fãs do gênero de terror, pois mesmo sendo um dos filmes mais fraquinhos de Argento, é excelente e único.

Duração: 107 minutos
Categorias: Terror, Thriller, Mistério, Clássico
Classificação: 16 anos

Filme: Terror na Ópera (1987)

TENSO; BRUTAL; PERTURBADOR