Filme: O Fantasma da Ópera (1925) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, outubro 25, 2014

Filme: O Fantasma da Ópera (1925)

"The Phantom of the Opera" se trata da primeira versão para o cinema e é considerada a mais fiel ao romance escrito por Gaston Leroux. O filme é um clássico do cinema mudo. Uma obra apaixonante e com uma sequência final de tirar o fôlego. 

Foi dirigido por Rupert Julian e  Edward Sedgwick, com roteiro de Elliott J. Clawson, Raymond L. Schrock, Richard Wallace e Tom Ree sendo baseado no livro "O Fantasma da Ópera" de Gaston Leroux. O lançamento aconteceu em 1925.

Na trama acompanhamos o Fantasma, que na verdade é um homem apaixonado que demonstra todo o seu sofrimento por não conseguir conquistar o amor da mulher amada (isso sem falar uma palavra).

O Fantasma é Eric (Lon Charney) que fugiu de um sanatório e se refugiou sob uma parte esquecida na Casa da Ópera de Paris. Ele acaba se apaixonando por Christine Daaé (Mary Philbin), uma jovem cantora da ópera. O desejo do Fantasma é ver sua amada sendo a cantora principal, e para isso, ele faz ameaças, chegando a derrubar um lustre em cima da plateia durante a apresentação de outra cantora.

Esse homem se apresenta para Christine como seu mestre e pede para ela procurá-lo, prontamente, a jovem atende o pedido, sem saber que se tratava do Fantasma. Ao chegarem no esconderijo, ele pede para a cantora não tirar a sua máscara, mas a curiosidade dela foi maior e Christine se depara com a mais horrenda das criaturas.

O Fantasma decide liberar Christine para que ela volte ao teatro, mas com uma condição: ela jamais deverá procurar Raol de Chagny (Norman Kerry), ex-namorado e grande amor da vida dela. Entretanto, o amor que Christine sentia por Raol era muito grande e a jovem procura pelo rapaz, revelando que está horrorizada e deseja fugir do Fantasma o mais rápido possível. Mas para azar do casal apaixonado, o Fantasma ouve todo o plano de fuga, e durante a apresentação de Christine na ópera, ele rapta a jovem.

Raol e um amigo vão atrás do Fantasma, eles invadem o local onde o homem vive. Lá os dois vão passar por diversos apuros, e o Fantasma chantageia Christine, se propondo à salvar a vida de Raol caso ela se casasse com ele. No entanto, uma multidão enfurecida invade a residência do Fantasma, acarretando no seu fim. É uma linda história de amor com um desfecho que nada tem de bonito.

"O Fantasma da Ópera" é um suspense romântico hipnotizante, algumas cenas são memoráveis e impressionantes. Dentre todas as adaptações que já assisti, esta é a mais envolvente.

Duração: 93 minutos
Categorias: Terror, Romance, Clássico, Domínio Público
Classificação: 10 anos
Filme: O Fantasma da Ópera (1925)

MELANCÓLICO; ENVOLVENTE