Filme: "Para Sempre Lilya (2002)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, outubro 01, 2014

Filme: "Para Sempre Lilya (2002)"

Para Sempre Lilya
"A morte dura uma eternidade e a vida é muito breve"

"Lilya 4-ever" é um filme muito triste e marcante. Um choque da realidade dura e cruel que muitas pessoas, nesse exato momento, podem estar passando pelas mesmas situações relatadas na trama. Sem ser apelativo consegue transpassar toda a dor da personagem. 

Confesso que chorei muito durante e após o filme, cada cena é um sonho despedaçado e uma esperança destroçada, e os pequenos resquícios de felicidade de Lilya vão se extinguindo aos poucos, até desaparecem por completo, sobrando apenas tristeza, abandono e injustiças.

"Lilya 4-ever" é um filme sueco que foi dirigido por Lukas Moodysson e seu lançamento aconteceu em 2002. Recebeu muitas críticas positivas e diversos prêmios importantes do cinema.
Para Sempre Lilya
A trama gira em torno de Lilya (Oksama Akinshina), uma garota de 16 anos de idade que mora com sua mãe no subúrbio da antiga União Soviética. Contudo, sua mãe tem um namorado americano e decide ir morar com ele nos Estados Unidos. À princípio, Lilya iria junto, mas acaba sendo deixada na última hora.
Para Sempre Lilya (2002)
A adolescente fica aos cuidados da sua tia Anna (Liliya Shinkaryova), e Lilya é obrigada a se mudar para um pequeno apartamento. Ela recebe apoio do seu único amigo, Volodya (Artyon Bogucharsky).
Para Sempre Lilya (2002)
O garoto é apaixonado por Lilya e por basquete, mas acaba sendo expulso de casa pelo pai alcoólatra, Lilya convida-o para dividir seu pequeno apartamento. O dinheiro acaba e sem outra alternativa para comprar alimentos e pagar as contas, Lilya precisa se prostituir.
Para Sempre Lilya (2002)
Para aumentar ainda mais o drama da garota, ela vai até o Conselho Tutelar e descobre que sua mãe havia mandado uma carta abrindo mão dos direitos da maternidade. Lilya fica desesperada por ser abandonada e rasga o retrato da mãe.
Para Sempre Lilya
Certa noite, Lilya conhece Andrei (Pavel Ponomaryov) que lhe oferece carona, ela aceita. Após algumas conversas, o rapaz convida a adolescente para sair e logo eles começam a namorar.
Para Sempre Lilya
O rapaz é muito gentil, mas revela que está ali somente a passeio, então ele faz uma oferta de emprego para a garota no seu país de origem. Lilya decide viajar para a Suécia e acaba abandonando seu melhor amigo Volodya. Pouco antes de viajarem, Andrei diz que precisa ficar no país mais dois dias e que Lilya terá que ir sozinha. Mesmo apreensiva, a garota viaja para a Suécia. Seu amigo Volodya comete um ato insano.
Para Sempre Lilya
Ao chegar na Suécia, Lilya é levada para um apartamento por um amigo de Andrei, Este homem tranca a garota no apartamento e no dia seguinte abusa sexualmente dela. A garota percebe que caiu numa armadilha e seu inferno está apenas começando.
Para Sempre Lilya (2002)
"Para Sempre Lilya" tem um desfecho onírico, porém, o filme inteiro é impactante. É impossível assistir sem parar para pensar nas questões sociais. São 109 minutos difíceis de ver e digerir. Os cenários são deprimentes, sem luz, sem vida, sem sonhos, é a realidade mostrada de forma nua e crua.
Para Sempre Lilya (2002)
Direção excelente, roteiro muito bom, atuações incríveis e trilha sonora perfeita, transformaram este filme num clássico dos anos 2000. "Eu quero uma boneca, lápis de cor e uma mochila rosa." Esta frase pronunciada por Lilya me abalou profundamente.
Para Sempre Lilya (2002)
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 109 minutos
Categorias: Drama
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0