quinta-feira, outubro 02, 2014
Série: "Twin Peaks (1ª Temporada) - 1990"
"Twen Peaks" revolucionou a televisão em 1990. Um exemplo de ousadia narrativa e formal, a série esgaçou limites criativos jamais vistos na TV americana, e provavelmente, mundial.
A direção foi do genial David Lynch, diretor consagrado por filmes 'nada convencional' como "Veludo Azul" e "O Homem Elefante". Ele aceitou o convite do seu amigo Frost para elaborarem uma série para a ABC dos Estados Unidos, que na época amargava os piores índices de audiência.
Foi dirigido também por Caleb Deschanel, Duwayne Dunhan, Lesli Linka Glatter, Tim Hunter e Tina Rathborne.
Foi dirigido também por Caleb Deschanel, Duwayne Dunhan, Lesli Linka Glatter, Tim Hunter e Tina Rathborne.
Twen Peaks foi um fenômeno da TV mundial, varrendo o mundo todo, encantando e colecionando fãs apaixonados.
Toda a história ocorre numa pequena cidadezinha do noroeste americano, próxima a fronteira com o Canadá. Encontra-se em um vale cercado por montanhas e rodeado por florestas de abetos, e sempre aparece coberta por uma nebrina sombria.
Nessa cidade aparentemente pacata, acontece um assassinato. O corpo da jovem Laura Palmer (Sheryl Lee) é encontrado a beira de um lago, enrolado em um saco plástico, com sinais de violência física.
E o charmoso agente do FBI Dale Cooper (Kyle McLachlan) é enviado até Twen Peaks para investigar o caso.
Ele chega em Twen Peaks e logo se torna amigo do Xerife Harry S. Truman (Michael Ontkean), e juntamente com o policial Hawk (Michael Horse) e o atrapalhado oficial Andy Brennam (Harry Goaz) vão tentar achar as peças do quebra-cabeça para chegar até o assassino da garota.
O agente Cooper descobre que esta pequena cidade esconde muitos segredos, e ele adentra neste mundo estranho, repleto de pessoas misteriosas.
Juntamente com Dale Cooper, conhecemos os cidadãos de Twen Peaks. James (James Marshall (I) era o namorado secreto de Laura e Donna (Lara Flynn Boyle) que era a melhor amiga da jovem.
Mas o namorado oficial de Laura era Bobby (Dana Ashbrook) que também mantinha outro relacionamento em segredo com a garçonete Shelly (Mädchen Amick), casado com o perigoso Léo (Eric DaRe).
O Sr. Leland Palmer (Ray Wise (I) e Sarah Palmer (Grace Zabrinskie) são os pais de Laura. Um casal muito estranho.
Benjamin Horne (Richard Beymer) é o dono do hotel onde a agente Cooper está hospedado. Sua filha Andrey (Sherilyn Fenn) passa os dias tentando seduzir o agente.
Outros personagens excêntricos são Nadine (Wendy Robie), a Senhora do Cepo (Catherine E. Coulson), Lucy (Kimmy Robertson), entre tantos outros.
E como não bastasse as esquisitices dos cidadãos de Twen Peaks, o agente Dale Cooper é orientado por uma lógica nada comum para uma investigação policial, ele segue a sua intuição e as dicas chegam até ele através de charadas nos sonhos.
"Twen Peaks" não é nem um pouco convencional, já no episódio piloto percebemos que é um enredo intrincado, misturando suspense, humor negro, melodrama e terror sobrenatural.
Então seja bem vindo a Twen Peaks, uma cidade com cidadãos incomuns, que movem-se por relações incestuosas, perversões sexuais, tráfico de drogas, adultérios, prostituição, falcatruas financeiras e possessões demoníacas.
Mais detalhes do seriado na página do IMDb
Duração de cada episódio: 45 minutos
Número de episódios: 22 episódios
Categorias: Mistério, Thriller, Drama, Policial
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0