Filme: "Amnésia (2000)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, outubro 21, 2014

Filme: "Amnésia (2000)"

Amnésia (2000)"- Já te falei do meu problema? - Sim, toda vez que a gente se encontra."

"Memento" é um baita de um filmaço. Um verdadeiro quebra-cabeça que o espectador tem que ir montando de uma forma nada convencional. Esse filme intrigante tem o selo do diretor Christopher Nolan e foi baseado no conto "Memento Mori" de seu irmão Jonathan Nolan. O lançamento aconteceu em 2000. Foi sucessos de bilheteria e aclamado pela crítica especializada.

Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Edição. Além de ganhar vários prêmios importantes do cinema ao redor do mundo.

Antes de iniciar o texto sobre o filme, ressalto que a trama é apresentada em duas sequências. Uma série de cenas mostradas em preto-e-branco que é a ordem cronológica e uma série de cenas coloridas mostrando uma ordem reversa. É muito importante prestar atenção nesses detalhes, pois toda a compreensão do filme está nessas sequências.

Amnésia (2000)
Na trama acompanhamos o drama de um homem que sofre de amnésia anterógrada, que impossibilita-o de armazenar novas memórias. Ele não lembra de fatos que ocorreram há 15 minutos.
O filme começa em preto e branco mostrando Leonard Shelby (Guy Pearce) em um quarto de motel. Ele sofre de amnésia anterógrada que impede de memorizar eventos que acabaram de acontecer.
Amnésia (2000)
O rapaz explica que esse problema surgiu devido ao ataque feito por dois homens em sua casa e assassinaram sua esposa. Leonard conseguiu matar um dos invasores, porém, o outro bateu na sua cabeça e fugiu.
Amnésia (2000)
Os policiais não acreditam na versão de que havia um segundo homem na casa, mas Leonard tem certeza absoluta deste fato, ele acredita que o assaltante se chamava John G. e decide fazer uma investigação particular.
Amnésia (2000)
Leonard comenta sobre o estranho caso de Sammy Jankis (Stephen Tobolowsky) que ele conheceu durante seu emprego (antes do assalto). O homem teve perda de memória após sofrer um acidente de carro. Entretanto, após vários testes, Sammy é declarado por Leonard como uma condição psicológica, e dessa forma, impedido de receber o seguro, mas essa amnésia causará graves danos para a esposa de Sammy.
Amnésia (2000)
Nas cenas coloridas, que são a ordem reversa, acompanhamos as investigações de Leonard que usa seus próprios métodos, como tirar fotos e fazer anotações no verso e tatuagens pelo corpo. Ele usa sua intuição para encontrar o John G.
Amnésia (2000)
Leonard encontra um bilhete de Natalie (Carrie-Anne Moss) em sua roupa, no entanto, ele está usando as roupas do namorado da moça, e inicialmente, ela fica irritada, mas depois de saber da doença do rapaz, decide ajudá-lo. Natalie usa a condição do rapaz para faze-lo levar Dodd (Callun Keith Rennie) para fora da cidade.
Amnésia (2000)
Enquanto isso, Leonard encontra Teddy (Joe Pantoliano) que age com um velho amigo. Teddy o ajuda a lidar com Dodd, porém alerta que Natalie é perigosa, mas em uma foto de Teddy está escrito para não confiar nele. Contudo, Natalie entrega para Leonard o número da placa que pertence à John Edward Grammell (eventualmente, é Teddy).
Amnésia (2000)
Leonard encontra Teddy fora do motel, este explica que é um policial disfarçado e está trabalhando no caso, ajudando o rapaz nas investigação para encontrar o assassino de sua esposa. Contudo, Teddy diz que encontrou o verdadeiro John G. e leva Jimmy para fora da cidade. Na próxima sequência  acontece as maiores revelações da trama.
Amnésia (2000)
"Amnésia" é um filme complexo para assistir e muito mais complexo para descrever. É preciso prestar bastante atenção em cada detalhe para entender toda essa trama aparentemente confusa, mas com o desenrolar da história, tudo se explica.
Amnésia (2000)
O roteiro é extremamente inteligente e intrincado capaz de deixar qualquer espectador atordoado. Recebemos o enigma já nos primeiros segundos da trama, mas para compreender esse mistério é preciso observar cada detalhe. "Amnésia" é um filme muito bom, mas não é para todos os públicos, a complexidade desta obra pode causar tédio naqueles que não tem costume de assistir filmes nesse estilo.
Amnésia (2000)

Duração: 113 minutos
Categorias: Mistério, Suspense, Cult
Classificação: 16 anos
Nota: 10,0