domingo, setembro 14, 2014
Fantasia (1940): animação polêmica da Disney
Fantasia é um filme de animação dirigido por onze diretores. Produzido pelos estúdios Disney, é composto por oito segmentos animados que foram acompanhados por músicas clássicas conduzidas por Leopold Stokowski e pela Orquestra de Filadélfia.
Cena do filme "Fantasia" |
Segmentos do filme:
Tocata e Fuga em Ré Menor - de Johann Sebastian Back
Foi a primeira vez que a Disney e seus artistas se aventuraram no mundo da abstração e a equipe de efeitos especiais teve a chance de colocar todo o seu talento na telona.
Suíte Quebra-Nozes - de Tchaikovsky
Nesse segmento, os artistas tomaram um caminho diferente da história tradicional que envolvia brinquedos. Fizeram a própria interpretação da música, com números encantadores que simbolizavam as estações do ano, através de fadas aladas, flores e peixes bailarinos, cravos russos e cogumelos chineses.
Aprendiz de Feiticeiro - de Paul Dukas
Esse segmento apresenta o rato Mickey como um feiticeiro afobado que tenta colocar seus dons em prática, mas antes da hora. Ele acaba roubando o chapéu mágico do seu mestre Yen-Sid e dá vida a uma vassoura para ajudá-lo a encher baldes de água. Porém, o que ele cria é algo incontrolável.
Sagração da Primavera - de Igor Stravinsky
O que assistimos nesse segmento é uma versão condensada sobre a evolução da vida no Planeta Terra, desde os seres microscópicos até os gigantes dinossauros. A sequência apresenta criaturas pré-históricas e utiliza efeitos especiais para retratar vulcões, lavas ferventes e terremotos. Ocorre um intervalo de 15 minutos e o apresentador Deems Taylor apresenta a trilha sonora ao público, mostrando um exemplo estilizado de como o som é processado para gravar a música no filme.
Sinfonia Pastoral - de Beethoven
Esse segmento tem como cenário o Monte Olimpo, e é utilizado um estilo delicado de cores para retratar o mundo místico dos centauros, as famílias de Pégasos, os deuses, cupidos, faunos e outras criaturas mitológicas. Conta a história da coleta feita pelas criaturas para festejar Baco, o deus do vinho, mas são interrompidos por Zeus que pretende se divertir lançando raios. Esta parte do filme causou muita polêmica por mostrar centauros e cupidos nus.
Dança das Horas - de Amilcare Ponchielli
Esse segmento apresenta uma sátira ao balé clássico e representa as horas do dia. Os bailarinos da manhã são representados por Madame Upanova e seus alunos avestruz. Os bailarinos da tarde são representados por Hyacinth Hippo e os alunos hipopótamos. Os bailarinos da noite são representados por Elephanchine e seus alunos elefantes, também temos Ben Ali Gator e seus alunos jacarés. E no final assistimos uma perseguição caótica quando resolvem misturar todos os alunos.
Uma Noite no Monte Calvo - de Modest Mussorgsky
Mostra o demônio Chernabog que possui um grande poder e domina fantasmas, bruxas, esqueletos e várias outras criaturas do mal. Todas essas criaturas horripilantes resolvem atormentar as almas boas do vilarejo, mas são enviados de volta às trevas ao som do sino Angelus.
Ave Maria - de Franz Schubert
Esse segmento fecha o filme e é o mais simples de todos. Apresenta uma procissão religiosa de fiéis com tochas acessas. Todos caminham lentamente através das florestas e das ruínas de uma catedral ao som da canção Ave Maria.
Inovador para sua época
Fantasia é uma obra de arte atemporal. A combinação de músicas eruditas com desenhos animados foi perfeita, deixando o filme mágico, tocante, sofisticado e inesquecível. Apesar de inovador, os críticos da época não apoiaram o projeto, considerando-o pretensioso por associar imagens à música, e consequentemente o público não prestigiou a bela obra, que se tornou um fracasso nos cinemas.Porém, o público redescobriu Fantasia a partir dos anos 60 e o VHS deste filme se tornou um dos mais vendidos de todos os tempos.
Minha nota: 9.7/10
Ficha técnica
Título original: FantasiaDuração: 125 minutos
Gênero: Animação, Fantasia, Musical, Família, Clássico
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1940