quarta-feira, julho 16, 2014
Filme: "Repulsa ao Sexo (1965)"
"Repulsion" é o primeiro filme da 'Trilogia do Apartamento' do diretor Roman Polanski, essa trilogia é composta ainda pelos filmes: O Bebê de Rosemary (1968) e O Inquilino (1976). São filmes renomados e muito conhecidos dentro dos gêneros terror/suspense, principalmente por serem filmes perturbadores.
No filme é relatado que os desejos reprimidos podem levar uma pessoa ao ápice da loucura. Seu lançamento aconteceu em 1965.
Nesta obra-prima de Polanski, conhecemos a manicure Carol Ledoux (Catherine Deneuve). À primeira vista ela é uma moça muito tímida e reservada, que foge do convívio social.
Carol mora com a sua irmã Hélène Ledoux (Yvonne Furneaux) em um apartamento em Londres. Carol fala pouco e desaprova o namoro da irmã com Michael (Ian Hendry). Porém, a garota é cortejada por Colin (John Fraser) um rapaz que está apaixonado por ela, mas Carol rejeita qualquer tentativa de aproximação do moço.
Essa parte do filme todos os eventos acontecem de maneira bem sútil. No entanto, quando Hélène decide fazer uma viagem de férias com o namorado, Carol acaba ficando sozinha no apartamento e começa a ceder aos seus medos deixando-se levar por terríveis alucinações.
Aquela garota ingênua do início do filme se transforma numa psicopata insana e assustadora. Vamos acompanhando a degradação da mente de Carol através de suas alucinações mais doentias.
Acompanhamos agoniados toda a transformação de Carol, sem saber se tudo aquilo estava acontecendo de fato ou era apenas imaginação da garota. Paredes que racham, baratas por toda a casa, cabeça de um coelho apodrecendo num prato na cozinha são apenas algumas das coisas assustadoras que acontecem durante esse longa-metragem.
A narrativa de "Repulsa ao Sexo" é feita única e exclusivamente por Carol, dessa forma, o expectador vê exatamente aquilo que a garota está vendo, tornando-se praticamente impossível definir o real do imaginário. Isso deixa o filme ainda mais perturbador e atrativo, pois instiga o expectador.
A trilha sonora é incrível, apesar de se tratar de um filme de poucos diálogos, sendo basicamente um filme visual onde as imagens são suficientes para contar toda a história. Portanto, é um filme de gestos e olhares fortes.
O desfecho é incrível e os mais atentos logo distinguem o real do imaginário, além de descobrirmos os motivos que levaram Carol a desenvolver problemas mentais.
"Repulsa ao Sexo" é intenso, perturbador e envolvente. Um trabalho esplendoroso do diretor Roman Polanski que os anos ajudaram a comprovar, sendo uma obra obrigatória para cinéfilos e apreciadores de bons filmes
Um filme primordial que entrou para a minha lista dos melhores filmes de terror psicológico que já assisti.
Mais detalhes do filme na página do IMDb
Mais detalhes do filme na página do IMDb
Duração: 105 minutos
Gênero: Thriller, Terror, Suspense, Drama, Clássico
Classificação: 18 anos
Minha Nota: 10,0