Filme: "Ladrão de Casaca (1955)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, julho 15, 2014

Filme: "Ladrão de Casaca (1955)"

Ladrão de Casaca
"Eu sou Conrad Burns."

"To Catch a Thief" é um filme muito interessante, pois somos sugados para dentro da história e durante os 106 minutos desfrutamos do glamour, beleza e encantamento da Reviera Francesa dos anos 50. As locações foram em Mônaco e Monte Carlo.

A direção foi de Alfred Hitchcock e seu lançamento aconteceu em 1955. Foi indicado aos Oscar nas categorias de Melhor Figurino - Filme Colorido, Melhor Diretor de Arte - Filme Colorido e ganhou a estatueta na categoria de Melhor Fotografia a Cores.
Ladrão de Casaca
A abertura do filme é longa e lenta, mas as paisagens são um colírio para os nossos olhos. E enquanto vamos desfrutando da bela fotografia, na maior tranquilidade, de repente um grito inesperado faz com que o coração do espectador dispare (isso aconteceu comigo).
Ladrão de Casaca
A partir desse momento adentramos no clima do filme, um famosos ladrão de jóias, conhecido como "O Gato" está atormentando as famílias da cidade. Todos desconfiam de John Robie (Cary Grant), no entanto, faz quinze anos que o rapaz deixou  vida do crime, após ser preso com outros ladrões, junta-se a Resistência a acabara se tornando um herói nacional. 

Após ganhar a liberdade, ele cultiva flores e videiras na Reviera Francesa. Como é de praxe, Hitchcock faz uma pequena participação no filme, sentando ao lado de John Robie no ônibus.
Ladrão de Casaca
Os inspetores Lépic (René Blancard) e Mercier (Jean Hébey) acreditam que John Robie é o atual ladrão de jóias e vão até a sua casa para prendê-lo. Mas John consegue enganar os policiais e procura ajuda no restaurante do seu amigo Bertani (Charles Vanel) que emprega ex-companheiros de John, os mesmos estão furiosos com ele devido a notícia que "O Gato voltou".

Os policiais chegam até o restaurante e Bertani pede para Daniele (Brigitte Auber) ajudá-lo. A moça é apaixonada por John e prontamente ajuda o rapaz a despistar os inspetores. Daniele tenta convencer John a fugir com ela para a América do Sul, mas ele não aceita.
Ladrão de Casaca
Entretanto, John Robie está disposto a encontrar o verdadeiro ladrão das jóias e acompanhamos outra perseguição por entre as ruas de Cannes, com cenas hilárias.
Ladrão de Casaca
Livre da polícia e recebendo a ajuda do agente da seguradora, John consegue se hospedar no Carlton Hotel. Nesse local ele conhece a Sra. Jessie Stevens (Jessie Royce Landis) e sua filha Francis (Grace Kelly) que são muito ricas.
Ladrão de Casaca
John acredita que essas mulheres serão as próximas vítimas do ladrão de jóias e decide usar um nome falso para ficar por perto delas. Ele apresenta-se como Conrad Burns.

Mas quem chama a atenção de John é a bela Francis (nesse filme percebemos claramente que Glace Kelly nasceu para ser uma princesa, basta observar no seu andar, na forma de sentar, na delicadeza de falar e sentar, ela era sinônimo de elegância).
Ladrão de Casaca
Durante um passeio, Francis revela que sabe quem é John e conhece toda a sua história. Mais tarde as jóias de Jessie desaparecem e Francis acusa John de ter roubado sua mãe.
Ladrão de Casaca
Porém, a verdadeira identidade do ladrão vai surpreender Francis e também todos os espectadores.

"Ladrão de Casaca" é uma mistura de comédia, romance, policial e suspense, todos na dose exata. E mesmo com uma história simples, o filme conseguiu prender a minha atenção do primeiro ao último minuto. 
Ladrão de Casaca
"Ladrão de Casaca" é um filme bem leve, não há cenas de sexo, nem de violência, nada de exageros nesta obra e o suspense foi apresentado em pequenas doses de emoção. Portanto, é um filme que recomendo para todos.

Mais detalhes do filme no link do IMDb

Duração: 106 minutos
Gênero: Suspense, Policial, Mistério, Clássico
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,7