Filme: "Janela Indiscreta (1954)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, maio 29, 2014

Filme: "Janela Indiscreta (1954)"

"Se tem uma coisa que eu sei fazer, é usar roupas adequadas."

Dentre todos os filmes de Alfred Hitchcock que já assisti "Rear Window" é um dos meus preferidos. Essa obra-prima do cineasta é incrivelmente fascinante, pois o diretor nos coloca dentro da trama e somos cativados pelo voyeurismo e pela dúvida se havia ou não, um assassino naquele apartamento.

Uma única locação e uma história simples foram os ingredientes perfeitos para Hitchcock transformar num dos filmes mais tensos que existe. O roteiro foi baseado no conto "It had to be Muder" de 1942, escrito por Cornell Woolrich. O lançamento do filme acontece em 1954. Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia Colorida e Melhor Trilha Sonora, sem contar as inúmeras premiações que este filme acumulou.

A trama gira em torno do fotógrafo profissional L.B. Jeffries (James Stewart) que está confinado em sua casa devido ter quebrado uma perna realizando uma matéria arriscada.
Como Jeff não tem nada para fazer, ele resolve "bisbilhotar" o cotidiano dos vizinhos. Jeff nunca deu ouvidos para as opiniões de Stella (Thelma Ritter) sobre esse assunto.
Janela Indiscreta
Essa prática bizarra acaba se tornando uma obsessão, mas a sua namorada, a bela Lisa Carol Fremont (Grace Kelly) não aprovava e isso gera alguns conflitos entre o casal.
Mas certa noite Jeff vê alguns acontecimentos fora do comum que o fazem suspeitar que um vizinho havia cometido um assassinato no apartamento da frente.
Janela Indiscreta
Conforme os dias passam, as suspeitas só aumentam e até Stella e Lisa Carol resolvem observar a vida do estranho morador.
Janela Indiscreta
O tenente Thomas J. Doyle (Wendell Corey) é chamado para averiguar o caso, porém eles precisam de provas de que realmente aconteceu um crime naquele apartamento.
Janela Indiscreta
O clima tenso só aumenta e o desfecho deste filme é surpreendente, digno da genialidade de Hitchcock.
Janela Indiscreta
"Janela Indiscreta" apresenta um suspense crescente e a medida que o filme se desenrola, vamos adentrando na história e cada espectador se tonar um "bisbilhoteiro" da vida alheia juntamente com o personagem. Ficamos curiosos, queremos saber o que cada vizinho de Jeff está fazendo em seus respectivos apartamentos.
Somente Hitchcock para misturar voyeur e suspense num único filme, duas coisa muito distintas. Talvez algumas pessoas não saibam o significado de voyeur, essa palavra define como nós somos espectadores de tudo que está acontecendo. É aquela sensação única de estar vivendo dentro da história, mas no caso de "Janela Indiscreta" só sabemos o que o personagem sabe e é isso que tornou essa obra inigualável e preciosa.
Janela Indiscreta
Um fato interessante sobre este filme é que ele faz parte dos "cinco tesouros perdidos" de Hitchcock. Isso porque ele comprou os direitos autorais sobre suas próprias obras e os deixou como herança para sua filha. Por muitos anos, os filmes "Janela Indiscreta", "Um Corpo que Cai", "Festim Diabólico", "O Homem que Sabia Demais" e "O Terceiro Tiro" ficaram inacessíveis ao público e quase se perderam devido o passar do tempo (ainda bem que que os filmes foram enviados para restauração e hoje temos o privilégio de assisti-los).
Um enorme cenário foi construído especialmente para o filme, sendo inspirado em um quarterão real da cidade de Nova York. O set possuía 31 janelas para a ambientação do filme. "Janela Indiscreta" é uma obra indispensável para todos os apreciadores de bons filmes. Através desse filme somos todos voyeurs de cinema, pois é o maior exemplo citado sobre esse tema.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 112 minutos
Categorias: Suspense, Thriller, Policial, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0