Filme: Titanic (1997) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 28, 2014

Filme: Titanic (1997)

"Titanic" é um filme que diverge opiniões, alguns idolatram e outros odeiam, mas uma verdade seja dita, é um filme inesquecível que marcou a geração dos anos 90. 

Filmes que relatam grandes tragédias sempre conquistaram o público e "Titanic" não foi diferente, apesar de não ter sido bem recebido pela crítica especializada da época. A sua popularidade foi tão grande que este filme permaneceu por doze anos como a maior bilheteria de todos os tempos e só perdeu essa posição para outro filme do diretor James Cameron que foi "Avatar".

Pela quantidade de prêmios acumulados já dá pra ter ideia da grandiosidade do filme. Recebeu indicações ao Oscar de Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Maquiagem e ganhou a estatueta como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original e Melhor Efeitos Sonoros (sem contar os outros prêmios). Seu lançamento aconteceu em 1997.

Esse filme fascinante relata uma história de amor fictícia de Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose DeWitt (Kate Winslet) que aconteceu durante a fatídica viagem inaugural do transatlântico RMS Titanic. 

A trama tem início no momento em que Block Lovett (Bill Paxton) e sua equipe exploram os destroços do navio no fundo do mar à procura de um colar de diamante conhecido por "Coração do Oceano".

No entanto, eles encontram um cofre, só que dentro dela havia apenas o retrato de uma mulher nua usando a joia com data de 14 de abril de 1912 (dia da trágica colisão do navio com o iceberg. E após uma reportagem na TV sobre o retrato, Lovett recebe uma ligação de uma mulher idosa chamada Rose Dawson Calvert (Gloria Stuart) afirmando ser a mulher do retrato.

Quando Rose encontra com Lovett, este lhe pergunta sobre o diamante e ela delicadamente relata a sua bela e trágica história de amor abordo do Titanic. A partir desse momento, viajamos até 1912 e adentramos no maior transatlântico que já havia sido construído.
Através de Rose vamos conhecendo cada personagem, alguns fictícios misturados com tantos nomes reais, que acabaram perdendo suas vidas no maior naufrágio que a humanidade já teve notícia.

Assistimos perplexos, a arrogância de algumas pessoas, que no momento em que o navio estava sendo invadido pela água preferiram ignorar as pessoas que viajavam nas classes pobres do navio, deixando-os morrer sem a menor possibilidade de salvamento.

Essa era a viagem dos sonhos da maioria daquelas pessoas, mas na noite do dia 14 de abril de 1912 o transatlântico se chocou com um iceberg no Oceano Atlântico, afundando duas horas e quarenta minutos depois levando junto 1517 pessoas que perderam as suas vidas. Havia abordo do Titanic 2240 pessoas.

Assistir esse filme vai além de acompanhar a história de amor proibido entre Jack e Rose, é se colocar no lugar de cada pessoa que estava fazendo aquela viagem e que jamais chegaram nos seus destinos. "Titanic" é um grande filme que merece ser revisto inúmeras vezes, pois é uma obra grandiosa que encanta e emociona quem o assiste.

"O coração de uma mulher é um oceano de segredos."

Duração: 194 minutos
Categorias: Drama, Romance, Épico
Classificação: 12 anos
Titanic (1997)

PODEROSO; INTENSO; COMOVENTE; AGRIDOCE