Filme: "Melancolia (2011)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 09, 2014

Filme: "Melancolia (2011)"

"Melancolia vai passar na nossa frente e será a mais bela das visões."

"Melancholia" é um filme diferente, bem na verdade, todos os filmes dirigidos por Lars von Trier abordam temáticas pesadas e difíceis de digerir.Todos os apreciadores de cinema sabem que para Lars von Trier nada é sagrado, exceto o sofrimento e o diretor aborda o fim do mundo em duas partes um tanto melancólicas, para não falar deprimentes.

Esse filme faturou o "Palma de Ouro" que é o prêmio máximo do Festival de Cannes, apesar da declaração do diretor durante a premiação revoltar todos que estavam prestigiando o evento, Lars se declarou nazista e entender Hitler e esse fato impediu o filme de brilhar. Seu lançamento aconteceu em 2011.

O filme é dividido em duas partes e cada uma delas relata fatos da vida das irmãs Justine (Kister Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg).
Melancolia
Já de início somo embalado pela trilha sonora do filme "Tristão e Isolda"  de Richard Wagner e assistimos por cerca de 10 minutos diversas cenas como sem fossem pintadas, todas em câmera lenta. Justine aparece com um olhar extremamente triste, enquanto pássaros mortos caem a sua volta e Claire carrega seu filho nos braços.
Melancolia
Na primeira parte do filme acompanhamos o casamento de Justine, uma festa de família com uma lavagem coletiva de roupa suja, são tantas desavenças que lembra "humor negro".
Melancolia
Em meio ao cinismo dos diálogos, Justine tenta disfarçar sua doença (depressão) da irmã Claire e do marido John (Kiefer Sutherland) que organizaram uma mega festa de casamento.
Melancolia
Mas a desanimação de Justine acaba estragando a festa e seu noivo Michael (Alexander Skarsgard) faz o possível para agradá-la.
Melancolia
Na segunda parte, Justine reaparece num estado avançado da doença, porém, o drama principal será de Claire.
Melancolia
Nesta parte do filme fica claro que o Planeta Terra poderá sofrer uma colisão de outro Planeta chamado Melancolia e Claire teme que aconteça o pior.
Melancolia
John, marido de Claire, é um cientista e tenta acalmá-la dizendo que não haverá choque entre os planetas, mas ela faz pesquisas na Internet e descobre que centenas de outros cientistas estão comentando que o fim da humanidade está próximo.
Enquanto Justine tenta se recuperar da sua doença, Claire compra um frasco de veneno para garantir uma morte tranquila de toda a família, caso os planetas se choquem. E é nesse clima repleto de medo que a história se desenrola, densa e melancólica.
"Melancolia" é sem dúvida um filme de rara sensibilidade e que nos apresenta uma das imagens mais belas e impactantes do cinema. O surgimento do Planeta Melancolia no horizonte, foi algo fascinante. Me senti lá naquele momento.
Esse filme relata a forte depressão que o diretor dinamarquês atravessou enquanto filmava o cabuloso "Anticristo", e "Melancolia" serviu como uma terapia para que ele pudesse superar esse momento de sua vida.
Já assisti inúmeros filmes que falam sobre eventos catastróficos que extinguiriam a humanidade, mas nenhum com  tanta carga dramática como "Melancolia". 
Um filme que não é para todos os gostos, pois apresenta uma complexidade muito forte, a história é bem confusa e para entendê-la é necessário adentrar no filme. Mas é típico do diretor fazer filmes surpreendentes. Eu gostei e recomendo.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 131 minutos
Gênero: Ficção Científica, Drama
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,5