Filme: Avatar (2009) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, abril 12, 2014

Filme: Avatar (2009)

"Avatar" é o filme de maior bilheteria de toda a história do cinema. Foram gastos 280 milhões de dólares para produzir este filme, porém, no primeiro mês de lançamento faturou mais de 1 bilhão de dólares e foi o primeiro filme a ultrapassar a margem de mais de 2 bilhões de dólares em faturamento.

Sem sombras de dúvida, "Avatar" é um filme grandioso e delicioso de assistir. Foi escrito e dirigido por James Cameron e lançado em 2009. Ganhou o Oscar nas categorias de Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte. Também foi indicado como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Trilha Sonora. 

A história se passa no ano de 2154. Um grupo de seres humanos explora minério em Isadora (uma das luas de Polifeno - faz parte das três órbitas de Alpha Centauri localizados a 4,4 anos-luz da Terra).

Mas o principal objetivo dos humanos é explorar Pandora que possui um precioso minério. Para isso Parker Selfridge (Giovanni Ribisi) vai empregar ex-fuzileiros como mercenários. No entanto, esse lugar é habitador por uma espécie de humanoides chamados de Na'vi. Esses seres tem mais de 3 metros de altura, possuem cauda e são muito fortes e rápidos. Ele veneram a deusa Eywa e protegem a natureza.

Os humanos não conseguem respirar em Pandora, já que o ambiente é rico em dióxido de carbono, metano e amônia, além de não terem uma boa convivência com os Na'vi.

A pesquisadora Dra. Grace Augustine (Sigourney Weaver) desenvolve o programa Avatar, que nada mais é que a criação de Na'vi híbridos. O ex-fuzileiro Jake Sully (Sam Worthington) está paraplégico e decide ocupar o lugar do seu irmão gêmeo que morreu. Thomas era um dos cientistas do programa Avatar, porém, Jack não conhece absolutamente nada sobre esse programa, isso deixa a Dra Grace insegura.

Após participar do programa, Jack ganha a forma de Avatar e acompanha a Dra Grace e o biólogo Norm Spellman (Joel David Moore), mas ele acaba sendo atacado por uma criatura local e se perde do grupo. Na selva, ele acaba sendo salvo uma uma Na'vi fêmea, Neytiri (Zoe Saldaña) leva-o para o seu clã.

O Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang) descobre a ligação de Jack com os Na'vi, decide oferecer um par de pernas novas para Jack em troca dele convencer os Omaticaya a desocuparem a Árvore-Lar. Mas a convivência de Jack com os Na'vi faz com que ele prefira viver com eles. Logo ele inicia um relacionamento com Neytiri. 

O Coronel Miles ordena que a Árvore-Lar seja destruída, mas a Dra Grace discorda. Diante dos últimos acontecimentos, Jack e Grace são aprisionados e muitos dos Omaticaya são assassinados. Os dois conseguem fugir, mas a Grace acaba sendo baleada e Jack vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para salvar a vida da Dra.

A essa altura dos fatos ocorridos, uma guerra se inicia entre os seres humanos e os Omaticaya. Após várias batalhas e muitas vidas perdidas, a Árvore-Lar continua protegida.

"Avatar" é um filme deslumbrante que conta história é muito bonita. A fotografia é um colírio para os nossos olhos, a paleta de cores é incrível. Quem gosta de ficção científica certamente irá gostar dessa obra. Além de ser marcante e reflexivo, é um ótimo entretenimento. Está no catálogo de filmes da Disney Plus. 

Duração: 162 minutos
Categorias: Ação, Aventura, Fantasia, Clássico
Classificação: 12 anos
Avatar (2009)

HIPNOTIZANTE; INTENSO; PRIMOROSO