Filme: "A Queda - As Últimas Horas de Hitler (2004)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, abril 07, 2014

Filme: "A Queda - As Últimas Horas de Hitler (2004)"

"Ele é sempre nervoso assim? Não, só quando ele tem que ser o Fuhrer."

"Der Untergang" é um filme que relata os últimos dias do ditador alemão no poder, ante da queda de Berlim para os russos. Especificamente, foram retratados a vida de Hitler desde o seu aniversário que ocorreu no dia 20 de abril de 1945, até o seu suicídio ocorrido no dia 30 deste mesmo mês. Este longa-metragem foi dirigido por Oliver Hischbiegel e seu lançamento ocorreu em 2004.

O filme inicia em 1942 quando Adolf Hitler (Bruno Ganz) escolhe Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) para ser uma das suas secretárias particulares. Logo depois, a trama avança até 1945, no dia em que Hitler completa 56 anos, ele é surpreendido com a notícia de que o Exército Vermelho está a 12 km de Berlim.
A Queda - As Últimas Horas de Hitler
Os amigos do ditador tentam convencê-lo a sair de Berlim, mas ele declara "eu os vencerei em Berlim ou enfrentarei minha queda". Nesse momento, Himmler (Ulrich Noethen) deixa Berlim para negociar com os aliados, sem que Hitler saiba.

Após muitos acontecimento, Hitler é confinado no bunker , ele ainda tenta reagir contra as tropas soviéticas e declara que o povo alemão foi fraco e que não merece sobreviver.
A Queda - As Últimas Horas de Hitler
Quando Hitler recebe a notícia de que não foi possível mobilizar homens suficientes, ele fica irritado e se exalto com todos, chamando os soldados de covardes e traidores e diz que a guerra está perdida, mas que prefere morrer ao ter que abandonar Berlim.
A Queda - As Últimas Horas de Hitler
Já a essa altura, Hitler perde a noção da realidade e acredita que todos que estão próximos são traidores e tomado pela raiva tenta reunir tropas para um grande ataque.
A Queda - As Últimas Horas de Hitler
Prevendo o que iria acontecer, Hitler se casa com Eva Braun (Juliane Koler). 
A Queda - As Últimas Horas de Hitler
 No dia seguinte, Hitler e Braun fazem suas últimas refeições em silêncio e o ditador se despede de todos no bunker e entra no seu quarto, juntamente com sua esposa.

Porém, antes de ir para o quarto ele diz "amanhã, milhões de pessoas me amaldiçoarão, porém o destino tomou seu curso." O casal comete suicídio no quarto, seus corpos são retirados e incinerados no jardim do bunker.
A Queda - As Últimas Horas de Hitler
"A Queda - As Últimas Horas de Hitler" tem ares de documentário, com personagens que foram reais fazendo pequenas confissões. 

Muito mais que uma história, o longa-metragem mostra os últimos dias do domínio nazista. É um filme muito interessante que todos deveriam assistir. 

Com roteiro excelente, atuações perfeitas e cenário muito próximo da realidade fizeram este filme se tornar inesquecível, além de relatar alguns fatos dos últimos momentos de um dos homens mais cruéis já conhecidos pela humanidade.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 156 minutos
Gênero: Biografia, Guerra, Histórico, Drama
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,7