Filme: "As Bruxas de Salém (1996)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, outubro 26, 2013

Filme: "As Bruxas de Salém (1996)"

As bruxas de salem capa
Histórias sobre bruxas sempre exercem um fascínio sobre as pessoas e existem inúmeros filmes relatando fatos que ocorreram na época da inquisição, mas esse filme chama a atenção para uma loucura coletiva que ocorreu a mais de três séculos atrás em um pequeno povoado da nova Inglaterra, atualmente Estados Unidos.

"The Crucible" relata uma história de superstições e crueldades que ocorreram no povoado de Salém, Massachusettes, em outubro de 1692, onde centenas de pessoas foram condenadas e vinte foram executadas, acusadas injustamente de bruxarias.
As bruxas de salem  execusão
No ano de 1689, o reverendo Samuel Parris (Bruce Davison) vai morar com sua família no pequeno povoado de Salém, levando consigo a escrava Tibuia (Charlayne Woodoard).

A escrava conta histórias sobre "vodus" paras as meninas da aldeia e certo dia ela resolve fazer rituais de magia branca - simpatias para que as meninas conseguissem se casar com os homens amados - no entanto, Abigail Williams (Winona Ryder) inicia um ritual de "magia negra" ela faz algo macabro, sacrifica um animal e bebe o seu sangue, invocando pela morte de Elizabeth Proctor (Joan Allen), esposa do homem por qual Abigail é loucamente apaixonada.
As bruxas de salem  ritual
Mas as garotas são surpreendidas pelo reverendo Parris, tio de Abigail e pai de Elizabeth Parris (Rachael Bella), todas fogem assustadas, mas Beth cai desfalecida, ela é socorrida e levada para casa, mas não desperta. A filha de Ann Putnam (Frances Conroy), que também participara do ritual está com os mesmos sintomas de Beth. 

Giles Corey (Peter Vaugman) e Rebecca Nurce (Elizabeth Lawrence) acreditam que as garotas estejam fingindo e vão visitá-las. Porém, Ann e Parris acreditam que as meninas estão possuídas e chamam o reverendo John Hale (Rob Campbell) para examinar as garotas, ele reúne todas as meninas que participaram do ritual e Abigail incrimina Tibuia, dizendo que ela fez bruxaria.
As bruxas de salem reuniao
Tibuia apanha violentamente e confessa os crimes pelos quais está sendo acusada, garotas começam a citar diversos nomes de pessoas que vivem na cidade, dentre esses nomes estão de Rebecca Nurse, Martha Corey (Mary Pat Gleason) e Elizabeth Proctor, esposa de John Proctor (Daniel Day-Lwis). Abigail viu a chance de se livrar da mulher de John.
As bruxas de salem  abigail
Uma paranóia generalizada acontece no pequeno povoado, muitas acusações, centenas de pessoas presas injustamente, torturas e assassinatos brutais, tudo sendo justificado que era para o bem das pessoas.

No meio de tantas acusações, John Proctor é preso por te acusado Abigail de bruxaria e prostituição. O reverendo Hale descobre toda a verdade, mas já era tarde demais para salvar as pessoas da morte. Mas Abigail se enfurece contra Hale e tenta convencer o tribunal que a esposa do reverendo também estava fazendo bruxarias.
As bruxas de salem tribunal
Mas o feitiço virou contra o feiticeiro, Abigail tanto fez para separar John de sua esposa que acabou mandado o seu amado para a morte.
As bruxas de salem enforcamento
"As Bruxas de Salém" foi baseado na peça teatral de Arthur Miller. A direção ficou por conta de Nicholas Hytner e o lançamento aconteceu em 1996.

Através desse filme vemos que o fanatismo religioso misturado com inveja e ambição gerou um dos eventos mais horrorizante da história dos Estados Unidos. 

O boato maldoso de uma mulher que queria destruir a felicidade de um casal conseguiu provocar uma histeria coletiva no vilarejo e na região. O comportamento obsessivo tomou conta de todos os moradores, vizinhos se acusavam, maridos suspeitavam de suas esposas, amizades de anos foram destruídas, qualquer coisa que fugisse do padrão era motivo para ser alarme de bruxaria
Foi um período negro que sentenciou para a morte dezenas de pessoas inocentes, e eram assassinatos com requintes de crueldade, porque os fanáticos religiosos acreditavam que quanto maior fosse o sofrimento da pessoa considerada bruxa, mas rápido alcançaria a salvação de sua alma.
"Se possível, não se derrame mais sangue inocente... Eu estou limpa desse pecado." Declaração de Mary East, enforcada injustamente com acusação de bruxaria em 1692.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 124 minutos
Gênero: Drama, Histórico
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,3