Romeu e Julieta (1968): sobre os eternos amantes de Verona - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, setembro 17, 2013

Romeu e Julieta (1968): sobre os eternos amantes de Verona

Romeu e Julieta é um drama romântico baseado na obra teatral de William Shakespeare. O filme é uma obra-prima do diretor italiano Franco Zeffirelli e exala uma beleza sem igual, a poesia e a tristeza são contagiantes, emociona, toca na alma, nos transporta para outra época onde a inocência e o amor verdadeiro era real. O roteiro foi co-escrito por Zeffirelli, junto com Franco Brusati e Masolino D'Amico.

Romeu e Julieta
Leonard Whiting e Olivia Hussey em cena no filme "Romeu e Julieta"

Sinopse - Duas famílias rivais moravam em Verona, Capuletos e Montéquios, eram muito conhecidas por causa das lutas que travavam entre si para obterem mais poder e prestígio. No entanto, o jovem Romeu Montéquio (Leonard Whiting) de apenas 17 anos evitava se envolver nessas brigas, ele preferia a poesia.

Certa noite, Romeu e seus amigos entraram disfarçados em um baile que os Capuletos estavam oferecendo aos moradores de Verona para apresentarem Julieta Capuleto (Olivia Hussey) a sociedade, na ocasião ela completava 14 anos de idade.

No baile, acontece uma das cenas mais belas do cinema, o primeiro encontro de Romeu e Julieta, um encontro extremamente poético e mágico, foi amor a primeira vista ou um encontro de almas.

Um sentimento imenso nasce no coração dos dois jovens veronenses, mas como conseguiriam viver esse amor se suas famílias se odiavam? Então Romeu resolveu pedir ajuda ao Frei Lourenço (Milo O'Shea). O Frei percebendo que o amor deles poderia selar uma trégua na lutas das duas famílias, decide casar os jovens secretamente.

Entretanto, um acontecimento mudaria para sempre o destino desses dois apaixonados. Em uma praça de Verona, Capuletos e Montéquios travam mais uma luta, tudo começa quando Romeu ignora as provocações de Teobaldo Capuleto (Michael York), mas a luta acaba acontecendo e Teobaldo fere mortalmente Mercúcio (John McEnery), Romeu fica enfurecido, luta com Teobaldo e acaba tirando a vida dele.

O jovem Romeu é expulso da cidade e com a ajuda do Frei Lourenço, ele se esconde em Mântua até que os ânimos dos moradores se acalmem. Porém, o pai de Julieta obriga a menina a se casar com outro homem, o casamento arranjado aconteceria logo após acabar o luto pela morte de Teobaldo. 

Aconselhada pelo Frei, Julieta aceita se casar. Entretanto, durante a noite ela toma uma porção que a deixa "morta" aos olhos de todos. Todos acreditam que Julieta havia morrido, inclusive Romeu. 

O Frei tenta avisar sobre seu plano enviando um mensageiro, mas já era tarde demais, desnorteado ao saber que sua amada havia morrido, Romeu compra uma poção letal e se dirige ao túmulo de Julieta. Imaginando que ela estivesse realmente morta, ele toma o veneno. 

No mesmo  instante que ele morre, Julieta desperta de "seu sono" e se depara com seu Romeu ali sem vida, sem outra alternativa, ela crava um punhal no peito. Após esse fato trágico, Verona viveu dias de luto e todos os moradores foram testemunhas da paz que Capuletos e Montéquios selaram perante os dois amantes mortos. 

A mais bela, pura e trágica história de amor que já se teve notícia

Diz a lenda que a cidade de Verona, na Itália, vivenciou a história desse amor proibido com final trágico no ano de 1303. A Divina Comédia de Dante Alighieri também aparece alusões às duas famílias rivais. Alguns afirmam que foi uma obra de ficção, mas eu prefiro acreditar que existiu sim dois jovens apaixonados, que em nome do amor que um sentia pelo outro, foram até as últimas consequências.

Romeu e Julieta é um filme longo, são mais de duas horas de puro encantamento. A obra segue fielmente o livro. Franco Zeffirelli conseguiu extrair toda a poesia contida no livro e transforma seu filme em uma obra sensível, onde a inocência e a pureza do amor verdadeiro são genuínos. 

Tudo tem um equilíbrio perfeito no filme, desde a escolha do elenco, até os detalhes dos cenários e figurinos, nada é exagerado ou está fora do lugar. Acho que se Shakespeare fosse escolher a melhor adaptação cinematográfica de sua peça, a versão de Franco Zeffirelli seria a sua escolhida. 

Podem fazer dezenas de adaptações, mas nenhuma será tão emocionante quanto é Romeu e Julieta de Franco Zeffirelli. É a versão definitiva da maior história de amor já contada. Um filme sublime em todos os sentidos que vale cada minuto assistido.

Minha nota: 10/10

Ficha técnica

Título original: Romeo and Juliet
Duração: 138 minutos
Gênero: Romance, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Itália, Reino Unido
Ano de lançamento: 1968