Filme: Nosso Lar (2010) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, setembro 07, 2013

Filme: Nosso Lar (2010)

"Nosso Lar" é um filme nacional, com uma história que ultrapassa os limites da vida e da morte, baseado no livro homônimo  psicografado por Chico Xavier sob a influência do espírito André Luiz. Foi escrito dirigido por Wagner de Assis e o lançamento ocorreu em 2010.

O filme traz como o cerne principal, a vida além da morte do médico André Luiz (Renato Pietro). Após despertar no mundo espiritual, ele se depara em um lugar sombrio e escuro, juntamente com outros espíritos, todos estão sujos, feridos, com mau cheiro e há muita dor e sofrimento nesse lugar.

André Luiz percebe que mesmo após a morte, ele continua sentindo frio, fome, sede e muitas outras sensações comuns para quem vive no mundo material. Ele observa a aproximação de espíritos, semelhantes aos paramédicos, eles trazem macas e socorrem alguns "espíritos " desse lugar terrível conhecido como Vale das Sombras ou Umbral.

Após André Luiz ficar por um tempo indeterminável no Umbral, ele só consegue sair desse lugar depois de fazer uma súplica de perdão. Ele é resgatado por Clarêncio (Clemente Viscaíno), Lísies (Fernando Alves Pinto) e Tobias (Rodrigo dos Santos), que levam o médico para uma cidade construída à séculos chamada de Colônia Espiritual Nosso Lar.

Depois de tratar suas "feridas da alma", ocasionados pelos vícios terrenos, André Luiz começa a ter consciência do que significa "vida após a morte". 

Nessa Colônia Espiritual ele aprende muitas lições, e descobre que foram seus próprios atos durante a vida que o fizeram parar no Umbral. Os vícios levaram-no a uma somatização de um câncer de estomago, por isso ele foi considerado suicida. É o efeito da "ação e reação". André Luis poderia ter evitado a morte prematura. O filme é feito em flashback e consegue prender nossa atenção do início ao fim.

Independente da religião ou crença, "Nosso Lar" nos passa uma grandiosa lição sobre o que fazemos da nossa vida, a ideia de viver inconscientemente, mergulhando no orgulho, vaidade, rancor, vícios, prepotência, cobiça, inveja, medos interiores, paixões e prazeres egoístas, que levam ao surgimento de muitas doenças físicas, provocando danos na alma, sendo uma forma inconsciente de deixar esse mundo precocemente (suicídio involuntário). Essa ideia é interessante, porém assustadora.

Ao meu ver, o mais importante no filme "Nosso Lar" é que o mesmo faz uma súplica espiritual. Vai além do mundo material e físico, muito além do que a razão consegue compreender, deixando explícito que somos nós que traçamos nosso destino e devido a forma de vida que levamos, podemos determinar para onde iremos após o último dia dessa vida aqui na Terra.

Duração: 103 minutos
Categorias: Drama, Espírita, Nacional
Classificação: 10 anos
Filme: Nosso Lar (2010)

REFLEXIVO; ANGUSTIANTE