Filme: "O Morro dos Ventos Uivantes (1992)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 25, 2013

Filme: "O Morro dos Ventos Uivantes (1992)"

"Oh, meu Deus, é impossível! Eu não posso viver sem a minha vida! Eu não posso viver sem a minha alma!"

O Morro dos Ventos Uivantes (1992)
Existem várias versões cinematográficas baseadas no clássico da literatura universal de Emily Brante "Wuthering Heights", e esta é a versão de 1992, a mais bonita e mais fiel ao livro. A direção deste filme foi de Peter Kosminsky a partir do roteiro escrito por Anne Devli.

Não espere uma história alegre, porque aqui só há dor e mesmo sendo um filme de romance, nada tem de romântico. A história acontece no final do século XVIII, na área rural da Inglaterra, quando o Sr. Earnshaw (Jason Riddington) encontra um menino cigano, adota e leva-o para sua casa.

O Morro dos Ventos Uivantes (1992)
Heathcliff (Ralph Fiennes) foi apenas um menino injustiçado, que sofria preconceito por parte do irmão adotivo Hindley (Jeremy Northam), cresceu desprezado por todos por ser mestiço, sofreu ainda mais quando o Sr. Earnshaw faleceu, ele era seu protetor e Hindley o colocou para trabalhar como criado, descontando sobre Heathcliff todas as suas frustrações.
O Morro dos Ventos Uivantes (1992)
Em meio a tanta injustiça, só havia uma coisa que deixava Heathcliff feliz, era seu amor por Cathy (Juliete Binoche), sua irmã de criação, esse amor era lindo, puro e verdadeiro.
O Morro dos Ventos Uivantes (1992)
No entanto, as coisas mudaram quando os jovens apaixonados vão a propriedade de Edgar Linton (Simon Shepherd) e Cathy é atacada pelo cães. Ela é socorrida e fica sobre os cuidados de Edgar e sua irmã Isabella (Shopie Ward), passando um tempo morando com eles. Quando Cathy retorna a fazenda, ela está diferente e Heathcliff percebe isso.
O Morro dos Ventos Uivantes
Heathcliff ouve uma conversa que Cathy tem com sua criada Ellen Dean (Janet McTeer) que aceitou o pedido de casamento de Edgar, mesmo amando perdidamente seu irmão adotivo ela não poderia casar-se com ele devido sua situação. O cigano fica transtornado, deixa a fazenda e desaparece.
O Morro dos Ventos Uivantes (1992)
Dois anos se passam, Heathcliff volta à cidade, agora rico, poderoso e vingativo. A partir desse momento, aquele menino calado, que era vítima de preconceitos na infância, dá lugar a um homem perverso, com sede de vingança, que destrói tudo e todos a sua volta.
O Morro dos Ventos Uivantes (1992)
Os dias de Heathcliff são cheios de amarguras, os de Cathy não são diferentes, e mesmo com tantos desencontros, nem o tempo e nem a razão foram capazes de destruir o imenso amor que um sentia pelo outro. "O Morro dos Ventos Uivantes" é um filme com um desfecho inigualável e emocionante.
O Morro dos Ventos Uivantes
Os que ficaram viveram tempos felizes na fazenda "Morro dos Ventos Uivantes" e aos que se foram, só restou torcer para que em meio a tantos sofrimentos e desencontros, consigam finalmente se reencontrarem através dos laços do amor eterno e que a busca incansável de Heathcliff pela sua amada Cathy tenha terminado...
O Morro dos Ventos Uivantes (1992)
Catherine e Heathcliff estavam ligados pelo destino desde o nascimento, havia ali um encontro de almas, a vida de um só começou quando encontrou o outro, e a vida de um acabou quando a morte levou o outro. "Morro dos Ventos Uivantes" é uma história dolorosa de ver, de ler, de sentir, duas almas errantes que tinham o mesmo propósito, mas perderam-se no meio do caminho. Sem dúvida é um dos mais belos romances de todos os tempos, um amor que transpassou a barreira da vida e morte, e que fica marcado na memória de todos que entram em contato com a obra. 
O Morro dos Ventos Uivantes (1992)
Em meio a muitas lágrimas (chorei muito mesmo) e uma angustia enorme que senti depois de assistir o filme, me fiz a seguinte pergunta: quantas vidas teremos que viver para aprender que o orgulho ferido é o pior veneno que existe, contamina e extermina qualquer resquício de felicidade e quando vamos aprender a amar sem restrições, preconceitos ou rótulos, apenas amar? 
O Morro dos Ventos Uivantes (1992)

Duração: 105 minutos
Gênero: Drama, Romance, Clássico
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0