02/01/2015

Filme: "Rocky - Um Lutador (1976)"

"Porque você quer lutar? - Porque não sei cantar e nem dançar."

"Rocky" é um clássico dos anos 70 que originou uma série de seis filmes protagonizados pelo personagem Rocky Balboa. É um filme único, pois nem mesmo o protagonista Sylvester Stallone conseguiu igualar o próprio feito nos demais filmes. O roteiro foi escrito por Sylvester Stallone e contou com a direção de John G. Avildson. Sendo filmado em apenas 28 dias, custando 1,1 milhão de dólares, mas a bilheteria do filme, apenas nos Estados Unidos ultrapassou os 110 milhões de dólares e seu lançamento aconteceu em 1976.
Recebeu indicações ao Oscar 1977 nas categorias de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Som e Melhor Canção Original. Venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Edição.

Na trama, Rocky (Sylvester Stallone) é um rapaz pobre que reside em num bairro afastado, na Filadélfia. Ele trabalha para um agiota, e gosta de praticar lutas de boxe e vê sua vida transformada ao receber do campeão peso pesado Apollo Creed (Carl Weathers) a oportunidade de lutar pelo título máximo do boxe.
A competição do campeonato mundial de peso pesado é marcada para o dia 01 de janeiro de 1976 (o ano do bicentenário dos EUA) e o oponente de Apollo acaba se machucando, então Apollo escolhe Rocky, um lutador desconhecido, para ser o seu oponente na luta.
Para se preparar, Rocky treina com o ex-lutador Mickey Goldmill (Burguess Meredith), e seu melhor amigo Paulie Pennino (Burt Young) trabalha em um frigorífico, deixando praticar socos nas carcaças dependuradas.
Pouco antes da luta, Rocky engata um relacionamento com Adrian Pennino (Talia Shire), uma moça discreta e irmã de Paulie.
Na noite anterior à luta, Rocky diz para a namorada que não espera ganhar de Apollo, e que seu único desejo é aguentar os 15 rounds (número de rounds da época).
Porém, Apollo não leva essa luta a sério, devido estar lutando com um desconhecido local, mas Rocky o derruba já no primeiro round e a partida se transforma numa luta impressionante.
Após os 15 rounds, a luta termina com os dois lutadores muito machucados. E ainda no ringue, Rocky declara seu amor por Adrian. 
"Rocky - Um Lutador" não é apenas um filme sobre luta de boxe, é também um filme sobre superação, motivação e romance, pois Adrian desperta um lindo sentimento no lutador, e essa paixão pela moça motiva o rapaz a lutar por seus sonhos e pelo esporte.
O filme quebra o paradigma de que uma pessoa para ser respeitada precisa ter um bom emprego, status e reputação bem construída, e Rocky prova que o mais importante é ter caráter, pois ele não é melhor que o campeão do mundo, mas é tão bom quanto Apollo.
"Rocky - Um Lutador" é um ótimo filme que mostra lindas lições de moral e o amor pelo esporte. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 122 minutos
Gênero: Drama, Esporta, Clássico
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,6

Nenhum comentário:

Postar um comentário