Filme: "O Dólar Furado (1965)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, janeiro 01, 2015

Filme: "O Dólar Furado (1965)"

"O maior Western de todos os tempos, que as mulheres vão gostar e os homens vão temer."

"Un Dollaro Bucato" é o primeiro Western (Faroeste) italiano que assisto e gostei bastante do estilo deste filme, não é tão 'selvagem' na violência como a maioria dos filmes deste gênero. 

Para explicar a diferença entre filmes norte americanos e europeus de faroeste vou usar a seguinte frase: "Surgido em pleno auge da contra-cultura, Trinity se apresenta como um típico hippie vagabundo, vestindo roupas rasgadas e coberto de poeira do deserto dos pés à cabeça. Para as longas travessias pelo Oeste, ele preparou uma espécie de cama-esteira, puxada pelo seu obediente cavalo que comia a refeição na mesma panela ao mesmo tempo." Já dá pra sentir como o clima dos westerns europeus. É um filme ítalo-franco que foi dirigido por Giorgio Ferroni e seu lançamento aconteceu em 1965.

Neste western spaghetti conhecemos o soldado sulista Gary O'Hara (Giuliano Gemma), que acaba de retornar da guerra e vai para a região do Yellowstone em busca de emprego.
Logo o rapaz recebe a missão de McCory (Pierre Cressoy) para capturar um bandido perigoso, conhecido por Black Jack (Nazzareno Zamperla). 
No entanto, Gary descobre que o bandido é na verdade seu irmão que se chamava Phil O'Hara. 
Gary acaba levando um tiro de Phil, mas faz o bandido perceber que acabara de atirar em seu próprio irmão, e por fim, Phil é baleado por McCory e seus comparsas.
Os dois irmãos são encontrados por um casal, e seus corpos são levados para serem enterrados, mas antes, o casal descobre que Gary está vivo graças a uma moeda, pois o tiro de McCory acertou a moeda que Phil havia dado de presente ao irmão.
E Gary descobre que McCory sabia que Phil e Gary eram irmãos e armou a emboscada para eliminar os dois. Diante desta relevação, a vingança começa a ser arquitetada por esse fora-da-lei por acaso do destino.
"O Dólar Furado" é um clássico do western europeu que fez um grande sucesso, tanto na Itália, quanto em todos todos os países em que foi exibido. 
Com certeza é um western dos bons, com uma história marcante e uma trilha sonora perfeita. Recomendo para todos, principalmente para quem gosta dos clássicos de faroeste.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 99 minutos
Gênero: Western Spaghetii, Faroeste, Clássico
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 9,2