Um Ato de Fé (2021): sobre a dissolução dos monastérios - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, setembro 30, 2023

Um Ato de Fé (2021): sobre a dissolução dos monastérios

Um Ato de Fé é um filme de drama húngaro dirigido por Károly Eperjes, que co-escreveu o roteiro junto de András Petrik e Áron Horváth. Foi baseado nos escritos do padre Péter Várnai.

Um Ato de Fé
Károly Eperjes em cena no filme "Um Ato de Fé"

O ano é 1950. A Hungria está tentando se reconstruir após o término da Segunda Guerra Mundial. O padre Leopold (Károly Eperjes) e os monges da ordem franciscana trabalham com o intuito de florescer o cristianismo novamente no país que está sob domínio soviético.

No início, o regime comunista não se impõe às atividades da igreja, mas este estado pacífico dura pouco tempo. Padre Leopord é preso sob acusações forjadas e submetido a sessões de torturas com requintes de crueldade.  

O tenente Keller (Pedro Telekes), que foi seu aluno e abandonou a religião, é nomeado sob o comando do Major Fyodorov (Tamás Gal) para extrair uma confissão de culpa. Para isso, o jovem tenente fará uso de recursos impróprios que colocará a vida do padre em risco.

Uma história dolorosa

Um Ato de Fé é um filme interessante por focar na dissolução da igreja no período soviético e nas tentativas dos padres de manter a fé viva numa Hungria devastada pela guerra. O roteiro é bem escrito, com falas carregadas de referências bíblicas, atuações convincentes e uma fotografia desesperançosa. 

O filme trata de um assunto delicado com maestria, tem algumas cenas dolorosas de ver. Não sei até que ponto a história contada é verídica, porém acredito que muitos atos bárbaros foram cometidos durante o regime soviético. Pessoas maldosas quando chegam ao poder são capazes das piores insanidades, isso vale para qualquer regime político. 

Ficha técnica

Título original: Magyar Passió
Duração: 93 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Hungria
Ano de lançamento: 2021