sexta-feira, setembro 01, 2023
Tanna (2016): sobre costumes que destroem vidas
Tanna é um drama romântico que vem de Vanuatu, um país da Oceania. Foi dirigido por Martin Butler e Bentley Dean, que assinam o roteiro junto de John Collee.
Marie Wawa em cena no filme "Tanna" |
Sinopse - A jovem Selin (Marceline Rofit) desobedece seu pai, Lingai (Lingai Kowia), e decide se aventurar em uma parte perigosa da ilha, onde uma tribo rival disputa espaço por sobrevivência começando a matar os Yakel. Durante sua aventura na floresta, ela observa sua irmã, Wawa (Marie Wawa) ser cortejada por Dain (Mungau Dain), filho do chefe da tribo.
O casal está apaixonado, no entanto, a paz da tribo Yakel depende de um casamento arranjado que envolve Wawa com um homem da tribo rival. Óbvio que isso desagrada Dain. Desesperados, os dois decidem então fugir da tribo se aventurando pela floresta, mas a tribo rival quer Wawa ou iniciará uma guerra.
Nova roupagem da história de Romeu e Julieta
Tanna é um filme diferente, é integralmente falando em nauvhal e nafe, dois dialetos do país. O elenco é todo formado por nativos, que interpretam, quase que em sua maioria, a si mesmos. A história fala de um amor proibido entre um jovem casal Yakel, que segundo os produtores, realmente aconteceu, na década de 1980. Esse evento trágico acabou modificando os costumes da tribo.
Tanna tem um começo morno (demorei para conseguir adentrar na história), mas a partir do momento que me envolvi com os acontecimentos, o filme cresceu conseguindo prender minha atenção até o final. A paleta de cores alterna entre o verde brilhante de uma mata quase intocada ao vermelho e roxo de um vulcão em erupção. É um pequeno grande filme que vem de uma terra longínqua para conquistar espectadores de vários cantos do mundo.
Ficha técnica
Título original: Tanna
Duração: 100 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 100 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Vanuatu, Austrália
Ano de lançamento: 2016